quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Apresentação do Programa Eleitoral em Joane

O BE de Joane apresentou o Programa Eleitoral da sua candidatura à Assembleia de freguesia nesta terça-feira, dia 29 no largo da actual feira em Joane. Tal como referido, a escolha daquele local para esta apresentação representa o falhanço a actual governação da vila de Joane e ao mesmo tempo a imagem do resultado da guerra politico-partidária entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal e que faz deste local o péssimo cartão de visita do centro da Vila de Joane.
O BE de Joane reivindica e propõe-se a traçar um novo rumo na governação da vila, que seja capaz de congregar esforços e vontades em benefício de todos e que o desenvolvimento da freguesia não fique dependente de qualquer tipo de combates de índole pessoal ou partidário.

Como foi referido por Alberto Fernandes no final da sua intervenção:
"À semelhança do que aconteceu em outras ocasiões, o Bloco de Esquerda vem mais uma vez reafirmar o compromisso que fez com a Vila de Joane. Trata-se de um compromisso que leva, acima de tudo, as marcas da responsabilidade e exigência, que pugna por uma intervenção marcada pelo rigor e pela excelência. O povo já demonstrou que confia no Bloco de Esquerda e no seu projecto. Nós queremos estar à altura dessa responsabilidade. Viva Joane!"

Presente na cerimónia, José Luís Araújo, referiu a importância desta candidatura quer para Joane quer para os resultados do partido a nível concelhio, posição essa reforçada pelos resultados alcançado pelo BE em Joane nas Legislativas do passado domingo e que demonstram que os joanenses confiam nesta equipa e que o contributo do BE será decisivo para o futuro da Vila de Joane.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Acção de campanha em Landim




A candidatura do Bloco de Esquerda à Assembleia de Freguesia de Landim levou a cabo uma acção de campanha no centro da freguesia, no Largo Dr. Fonseca Monteiro (conhecido também como Largo das Tílias), chamando a atenção para o arranjo promovido há cerca de meia dúzia de anos pelos ainda actuais executivos camarário e da junta local, nesse espaço próximo da capela de S. Brás, e que demonstra um puro desperdício de recursos (largas dezenas de milhares de euros), que em nada beneficiou Landim e as suas gentes, antes pelo contrário, resultou num manifesto prejuízo, impedindo uma válida ocupação desse espaço e um elementar respeito pela sua tradicional harmonia, onde se destacava a sua escadaria em granito, cujo paradeiro se desconhece.

Por este atentado devem ser responsabilizados os autarcas que ainda nos governam, que com opções totalmente erradas, vejam-se o bar/esplanada, ou um suposto campo de voleibol de praia, ambos sem qualquer uso perene, ou um também suposto lago para patos que nunca aqui nadaram, e que levam os landinenses a pensar que os únicos patos desta história são os cidadãos desta freguesia.

Esta obra é o perfeito exemplo de uma política errada, que não consulta a população, que não estimula a participação e o debate em torno das obras mais emblemáticas para a freguesia.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Apresentação do Programa Eleitoral Autárquico



Em Conferência de Imprensa, Ana Marcelino e José Luís Araújo apresentaram hoje o programa eleitoral do Bloco de Esquerda para as Eleições Autárquicas de 11 de Outubro próximo.

Ler aqui o Programa Completo

domingo, 20 de setembro de 2009

Legislativas

Comício na Avenida Central - Braga (recinto coberto)
Terça, 22 de Setembro, 21h30

Pedro Soares
Francisco Louçã
João Delgado


Concerto de Fernando Tordo

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Pedro Soares visitou o Centro de Saúde de Delães e a Associação “Mundos de Vida”

O concelho de Famalicão tem 5,6 médicos de família por cada 10 mil habitantes, um número inferior à média nacional, que se situa nos 6,4, segundo dados recentes da Entidade Reguladora da Saúde.

A esta baixa cobertura soma-se a elevada média de idades destes profissionais, que prestam serviço nas 14 extensões de saúde daquele concelho, pelo que a situação deverá agravar-se nos próximos anos.

A constatação foi feita por Fátima Moreira, membro do Conselho Clínico do Agrupamento de Saúde de Famalicão durante a visita que os candidatos do Bloco de Esquerda realizaram ao Centro de Saúde de Delães.

Aquele equipamento, onde convivem dois modelos de gestão diferente, ou seja, uma extensão de saúde clássica e uma unidade de saúde familiar (USF) levou aquela responsável a descrever prestação de cuidados como “uma saúde com duas caras”, sendo que a USF é aquela que, na sua opinião, “melhor serve os doentes”.


Na verdade, as recém criadas unidades de saúde familiar, funcionam com um modelo de gestão com equipamentos próprios, objectivos específicos, uma equipa própria, que recebe de acordo com a sua produtividade. O resultado é, segundo Fátima Moreira “um maior número de consultas, uma maior vigilância na saúde infantil e materna, mais visitas domiciliárias, maior produtividade”.
Pedro Soares, cabeça de lista do Bloco mostrou-se satisfeito com a melhoria de prestação de cuidados de saúde que as unidades de saúde familiar trouxeram, até porque a sua generalização faz parte do programa eleitoral do Bloco de Esquerda.

O primeiro candidato do Bloco confirmou também que a crise económica e social que se vive no distrito se reflecte numa maior procura do centro de saúde, nomeadamente em virtude de uma aumento de situações de depressão.

Os atrasos no pagamento da mensalidade da creche, ou a diminuição da mensalidade, por força da redução dos rendimentos das famílias é outro sintoma sentido, desta vez na Associação “Mundos de Vida” uma IPSS com um trabalho notável, ao nível do apoio social, que os candidatos do Bloco também visitaram na freguesia de Lousado.

Manuel Araújo, falou das dificuldades de organização, de financiamento e de apoio, por parte do Estado, ao chamado terceiro sector, e Pedro Soares, à semelhança do que já havia referido perante outros dirigentes de IPSS, garantiu que o Bloco de Esquerda irá propor, em sede parlamentar, um apoio mais justo e mais consequente com a missão de serviço público que estas instituições prestam, no apoio às populações.

BE reuniu com a ACIF

“As pequenas e médias empresas estão esganadas pelo crédito bancário”. A frase é do Presidente da Associação Comercial e Industrial de Famalicão, António Peixoto, que esteve hoje em reunião com Pedro Soares, cabeça de lista do Bloco de Esquerda à Assembleia da República e Ana Rute Marcelino, candidata à Câmara Municipal de Famalicão.

A reunião centrou-se em temas como o desemprego e as medidas de emergência a serem tomadas para o seu decréscimo. Pedro Soares acusou o Governo de ter estado quatro anos de costas voltadas para o distrito de Braga, chamando à luz factos como os cerca de 13 mil desempregados no concelho de Guimarães, que correspondem a cerca de 14% da população vimaranense, ou as cerca de sete mil famílias que, no distrito, dependem de subsídios mensais, o que corresponde a mais de 21 mil pessoas.

Assim, Pedro Soares pretende pressionar o Governo a tomar medidas, dizendo que, com eleições à vista, o PS começa finalmente a reconhecer os erros num distrito em que a densidade populacional mostra ter reflexos em decisões políticas.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Pedro Soares em Famalicão

DIA 16 (Quarta-feira) V. N. de FAMALICÃO


10 horas - Contacto com a população e visita à Feira Semanal (concentração na Praça D. Maria II)

11h30 horas - Visita/reunião à Associação Comercial de V. N. de Famalicão

14h30 horas - Visita ao Centro de Saúde

17 horas - Associação Mundos de Vida- Lousado

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Armindo Costa foge da discussão.

Foi anunciada, na semana transacta, a recusa de Armindo Costa em participar nos vários debates planeados pela imprensa concelhia, nomeadamente, os quatro debates a dois agendados pela Rádio Digital, entre os quatro candidatos à Câmara Municipal e o debate a quatro, organizado pelo jornal Povo Famalicense, no âmbito das suas “Quartas do Povo”. Esta recusa assenta, segundo sabemos, na estratégia definida pelo PSD famalicense, em quem Armindo Costa delegou a gestão da sua campanha, pelo menos quanto aos debates, prevendo-se a sua participação só em dois debates radiofónicos, em estúdio.

O Bloco de Esquerda de V. N. de Famalicão vem, pela presente nota, manifestar um profundo repúdio relativamente a esta postura arquitectada pela coligação PSD/CDS, e sustentada pelo seu cabeça de lista à Câmara Municipal, Armindo Costa, a qual releva, desde logo, um desrespeito pelos eleitores famalicenses, bem como também, um desrespeito pela democracia, cuja seiva passa necessariamente pelo debate de ideias e propostas políticas entre as diversas candidaturas às autarquias.

Indiferente ao exemplo nacional, dado pelos líderes dos partidos com assento parlamentar, qual paladino de uma democracia à moda da Madeira, Armindo Costa, sustentado nas suas sondagens, na sua implacável, poluidora e avassaladora propaganda de dezenas e dezenas de “outdoors”, de boletins municipais (pagos por todos nós), de imprensa laudatória (a que título surge um suplemento propagandístico, como o inserido no jornal Correio do Minho do passado dia 11?), nas inaugurações diárias de alindados adros paroquiais, ou de primeiras pedras de obras repetidamente prometidas, bastando-lhe tal folclore, em detrimento de um debate sério, aprofundado, esclarecedor, em contraditório com os restantes candidatos, discutindo os diferentes projectos para o nosso concelho.

Reveladora ainda se mostra esta delegação do líder nos assessores quanto à sua participação no jogo democrático, convencido da sua superioridade, providencial figura acima da disputa esclarecedora do voto, acima dos restantes candidatos, acantonado numa democracia de mero “marketing”.

Infelizmente é a nossa democracia que sai menorizada deste episódio, também já localmente asfixiada com o estranho temor de muitos ‘dependentes’ da autarquia em dizerem o que pensam, ficando-lhes o desabafo de que o que lhes vale é que o voto é secreto.
Pois façam bom uso dele.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Desemprego marcou comício em Joane

A vila de Joane foi o local escolhido para o regresso de Francisco Louçã ao norte do país esta semana. No comício do Bloco de Esquerda decorrido no final da tarde de quarta-feira, o candidato às legislativas focou grande parte do discurso numa problemática que afecta muitos habitantes da região: o desemprego, que de resto é uma das questões centrais da sua pré-campanha.

Ler mais

Via sapo.pt

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Francisco Louçã amanhã em V. N. de Famalicão

16h30 : Viagem de comboio com partida de Braga em direcção a Famalicão - conversa com representantes da Associação Comboios XXI sobre os problemas e desafios do transporte ferroviário no Distrito.
com Pedro Soares, Francisco Louçã e Helena Pinto

17h30: Comício do BE em Joane (Largo da Feira),
com Pedro Soares e Francisco Louçã

19h30: Jantar em Oliveira de Santa Maria (sede do grupo Etnográfico das Lavradeiras),
com Pedro Soares e Francisco Louçã

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Divulgação do jornal do Bloco

Os candidatos famalicenses do Bloco de Esquerda pelo círculo eleitoral de Braga à Assembleia da República, Joana Oliveira, Adelino Mota e Paulo Costa, assim como a candidata à Câmara Municipal de V. N. Famalicão, Ana Marcelino, conjuntamente com outros militantes e simpatizantes do Bloco de Esquerda promoveram, no passado domingo e junto do recinto da Feira de Artesanato, a divulgação do jornal do Bloco na sua edição de Setembro, iniciativa esta inserida nas várias acções de pré-campanha que o Bloco está a levar a cabo no concelho.
Esta distribuição do jornal foi mais uma iniciativa que mereceu boa aceitação por parte da população, revelando a crescente concordância dos cidadãos com as ideias defendidas por esta força política, que nesta edição se focam no diagnóstico dos problemas mais graves do distrito de Braga e nas propostas do Bloco para a sua resolução.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Jornadas da Economia Solidária e Desenvolvimento Rural


Economia Solidária e Desenvolvimento Rural


BRAGA - HOTEL TURISMO (Praceta João XXI)



Sábado – 5 de Setembro


(Entrada Livre)