segunda-feira, 25 de julho de 2005

Inauguração da Sede de Candidatura

Image hosted by Photobucket.com
O Bloco de Esquerda inaugurou a sua sede de candidatura no último sábado.

- É aqui que está a alternativa pela modernização;
- Esta sede representa a forma combativa, criativa e organizada que o Bloco de Esquerda tem demonstrado, através de politicas clarificadoras e progressistas;
- Esta sede representa a cidadania exigente, mais participativa e mais forte;
- Esta sede pertence à população de Vila Nova de Famalicão, onde pode debater os seus problemas e alternativas viáveis e mobilizadoras;
- Esta sede é um espaço de diálogo sustentado numa nova política baseada na verdadeira participação dos cidadãos e cidadãs do nosso concelho;
- É daqui também, que combateremos o conservadorismo, o esvaziamento democrático e os interesses mesquinhos que dominam este concelho;
- É daqui também, que exigimos a qualidade de vida sem exclusões para o nosso concelho;
- É aqui que está a modernização democratizadora.

V.N.Famalicão,25 de Julho de 2005
O Secretariado da Concelhia de Vila Nova de Famalicão do Bloco de Esquerda

sexta-feira, 22 de julho de 2005

Bloco de Esquerda candidata-se à Junta de Oliveira de Santa Maria

foto

Pela primeira vez o Bloco de Esquerda vai candidatar-se à Junta de Freguesia de Oliveira Santa Maria. Marcelo Oliveira, de 32 anos, auxiliar de acção educativa, é o candidato que assume como objectivo ganhar as eleições. Afirmando que pretende cumprir um mandato de “quatro anos e não de seis meses”, Marcelo Oliveira justifica com o facto das obras na localidade não terem sido feitas de forma faseada, o que, no seu entender terá prejudicado a freguesia. “Agora têm de trabalhar ao sábado para as obras ficarem pronta”, atira considerando que as obras deveriam ter sido distribuídas pelos quatro anos de mandato.
O Bloco de Esquerda quer ganhar a Junta de Freguesia de Oliveira de Santa Maria, nas próximas eleições autárquicas. Marcelo Oliveira é o candidato do BE, que pela primeira vez concorre nesta freguesia.
Afirmando que consegue “fazer mais e melhor, numa perspectiva de desenvolvimento integrado”, o Bloco de Esquerda apresentou algumas ideias que, caso vençam as autárquicas, querem implementar: apoiar as associações de acção social da freguesia, exercer uma maior fiscalização em todas as obras a desenvolver no terreno, pavimentar, ajardinar e colocar corredores cobertos nos recintos escolares, criar uma mediatéca, para promover o acesso de toda a população às novas tecnologias, promover eventos culturais, quer para preservar e recuperar tradições locais quer para divulgar e
estimular novas criações, preservar e revitalizar as “escassas zonas verdes que nos restam”.
“Com o Bloco de Esquerda teremos uma junta mais aberta á participação de todos no intuito de melhorar a nossa terra pondo de lado interessas pessoais e ou partidários, tratando todos de igual forma”, adiantam.
Assumindo que o objectivo é “ganhar as eleições”, o candidato pelo Bloco de Esquerda à Junta de Freguesia refere que pretende cumprir um “mandato de quatro anos e não de seis meses” fazendo uma “operação de cosmética para remediar em seis meses o que não se fez em quatro”. E explicou que, “tem de se saber gerir melhor as obras ao longo de quatro anos, porque sacrificou-se muito a freguesia fazendo as obras em seis meses”. Marcelo Oliveira defendeu ainda que as obras deveriam ter sido feitas de forma faseada, lançando um desafio: “Dizem que a juventude não participa, temos uma lista jovem, agora as pessoas é que podem fazer alguma coisa”.
Luís Serguilha, candidato à Câmara Municipal de Famalicão aproveitou a ocasião para salientar algumas das prioridades do BE. Para que toda a gente tenha acesso a formação, o BE, propõe-se dinamizar acções de formação, especialmente com vista os mais velhos, os deficientes e aqueles que têm menos formação.
Do mesmo modo, e atendendo ao “crescimento desigual” das freguesias do concelho de Famalicão, o candidato à Câmara de Famalicão quer que os recursos financeiros sejam descentralizados, adiantando também a necessidade de promover debates sobre os problemas da gestão local, de modo a que as pessoas que habitam em cada localidade possam participar na discussão dos projectos que vão transformar o local onde moram.
A criação de um observatório de avaliação do trabalho autárquico é outra das propostas de Luís Serguilha que, quer olhar para a exclusão social, nomeadamente em relação ás mulheres.

In Entre Vilas 20-07-2005

quarta-feira, 20 de julho de 2005

Inauguração da Sede de Candidatura

Convidamos todos os Famalicences, camaradas e simpatizantes do Bloco de Esquerda para a inauguração da Sede de Candidatura, que se irá realizar no próximo sábado, 23 de Julho, pelas 15h30.

A sede fica localizada na Rua Ernesto Carvalho, na loja 15 do edifício em frente ao Serviço de Finanças de Famalicão 1. A cerimónia contará com a presença da deputada do Bloco de Esquerda Helena Pinto.

Debate sobre o Aborto na sétima edição da Feira da Cultura de Joane

Um debate sobre o aborto, incorporado na sétima edição da Feira da Cultura de Joane, vai-se realizar na sexta-feira, 22 de Julho, pelas 21h30 no polivalente da Escola Secundária. Este conta com a presença da deputada da Assembleia da Republica, eleita pelo Bloco de Esquerda,Helena Pinto.

Comparece!

terça-feira, 19 de julho de 2005

"Vou-lhe ao focinho"! * - O executivo mostra a sua raça !

* Palavras do Vereador Durval Ferreira para um cidadão de Cavalões que, junto do Executivo Municipal, solicitava esclarecimentos sobre uma empresa que funcionava ilegalmente na sua rua.

COMUNICADO À IMPRENSA:

O Bloco de Esquerda lamenta e condena o comportamento do vereador da coligação PSD/PP, Durval Tiago Ferreira, pelo insulto e agressão verbal feitos a um munícipe na última reunião de Câmara.
Tal comportamento mostra o carácter desta coligação e o desprezo a que são votados os famalicenses. Depois de ter marginalizado trabalhadores do município, que não apoiaram a coligação, e ter impedido os presidentes de Juntas de Freguesia de pedirem esclarecimentos nas reuniões do executivo agora chegou a vez do insulto inqualificável.
O que a coligação PSD/PP pretende é que os munícipes, em vez de defenderem os seus direitos, se apresentem na porta da câmara de chapéu na mão, pois caso contrario correm sérios riscos de não poderem expor os seus problemas.
O Bloco de Esquerda vem mais uma vez condenar esta forma de fazer politica. Para o Bloco de Esquerda os cidadãos e cidadãs estão em primeiro lugar. Com a eleição de vereadores do Bloco de Esquerda nas próximas eleições os famalicenses terão as portas abertas para denunciar aquilo que entendem ser injusto e colocarem os seus problemas e preocupações.
Com este acto o executivo demonstra que sofre um processo grave de deterioração global e difuso, causando um mal-estar cívico, social e político. Este executivo está glorificado pelo escândalo, aumentando a miséria intelectual e contaminando fortemente a politica e a democracia.
Este acto lesa amplamente os princípios éticos e asfixia a nobre luta da cidadania. A actual gestão municipal privilegia a intriga e o mediatismo por isso o Bloco de Esquerda apela todos os famalicenses a derrotar tal politica.


18 de Julho de 2005
O Secretariado da Concelhia de Vila Nova de Famalicão do Bloco de Esquerda

sábado, 16 de julho de 2005

Apresentação do candidato do BE à freguesia de Oliveira Stª Maria

Image hosted by Photobucket.com

Marcelo Cláudio Rodrigues Oliveira, 32 Anos, Auxiliar de Acção Educativa.

O Bloco de Esquerda candidata-se nas próximas eleições Autárquicas, à Junta de Freguesia de Oliveira Santa Maria, pois consideramos que podemos fazer mais e melhor, por esta Freguesia, numa perspectiva de desenvolvimento integrado.

No sentido de se alcançar este objectivo o Bloco de Esquerda apresenta desde já algumas das Opções estratégicas de acção:

• Apoiar as Associações de acção social existentes na freguesia, para que estas possam desenvolver o trabalho a que se propuseram e que lhes é de direito como a criação do centro de dia, ATL e creche.

• Exercer uma maior fiscalização em todas as obras a desenvolver no terreno, de modo a garantir a sua eficácia e eficiência, minimizando os transtornos causados à população durante a sua execução.

• Pavimentar, ajardinar e colocar corredores cobertos nos recintos escolares, para tornar as escolas em locais mais aprazíveis e mais seguras.

• Criar uma mediatéca, para promover o acesso de toda a população ás novas tecnologias.
• Promover eventos culturais, quer para preservar e recuperar tradições locais quer para divulgar e estimular novas criações.

• Preservar e revitalizar as escassas zonas verdes que nos restam.

• Com o Bloco de Esquerda teremos uma junta mais aberta à participação de todos no intuito de melhorar a nossa terra pondo de lado interesses pessoais e ou partidários, tratando todos de igual forma.
É com estes objectivos que esta equipa jovem mas com determinação, dinamismo e humildade se propõem a lutar por esta freguesia.

Reportagem no Entre Vilas

segunda-feira, 11 de julho de 2005

BE já tem candidato a Riba de Ave



Adelino Mota é o candidato do Bloco de Esquerda à Junta de Freguesia de Riba de Ave. Diz que a vila tem sido “desprezada” pelo executivo municipal e critica a “incapacidade” da Junta de Freguesia em reivindicar obras para a localidade. Aponta a cultura, as questões ambientais e o desemprego como prioridades e propõe-se trazer a população a participar na vida activa.

Contribuir para que a vila de Riba de Ave saia do marasmo e trazer os ribadavenses a participar na vida política. Este é um dos objectivos do candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Junta de Freguesia da localidade, Adelino Mota. “O poder municipal desprezou Riba de Ave e o executivo da Junta nada fez para inverter a situação”, apontou Adelino Mota, actualmente com 50 anos, membro da Assembleia de Freguesia, tendo sido também secretário da Junta nos anos de 1989 e 1997.
De acordo com o candidato, Riba de Ave “não foi capaz de ter uma obra digna desse nome. O executivo não se revelou capaz de alcatroar apenas dois quilómetros de estrada, que agora se iniciou para ver se termina antes do final do mandato”.
As questões ambientais, a cultura e o desemprego são as três prioridades apresentadas pelo candidato bloquista. “Durante quatro anos, os ribadavenses não conseguiram assistir a nenhum evento cultural na localidade”, criticou Adelino Mota, adiantando que quem quisesse assistir a um espectáculo tinha de se deslocar para fora da localidade. Ao mesmo tempo, o candidato critica o facto da Junta não ter sido capaz de comemorar um aniversário de elevação a vila: “Até aqui se pode ver o desprezo ao qual Riba de Ave foi votado pelo poder autárquico”.
O desemprego é também uma das preocupações do Bloco de Esquerda. Por isso, Adelino Mota diz que a sua candidatura será uma “candidatura que alerte e que faça os ribadavenses participar na vida política”. “Tem de haver uma política de combate ao desemprego concertada com a Câmara, Junta e Poder Central”, adiantou.
Para o BE, a localidade atravessa “uma situação clara de marasmo e apatia verificado pela incapacidade da actual Junta de Freguesia em lutar e defender o progresso e desenvolvimento da terra”. E acrescentam: “Durante o mandato que está a terminar, o actual executivo não realizou na vila qualquer obra que contribuísse para o engrandecimento de Riba de Ave”.
O BE acusou ainda, a Junta de não ser reivindicativa e, por isso, o executivo municipal “foi desprezando os ribadavenses não tendo durante este mandato implementado uma obra digna desse nome”.
Os bloquistas assumem a candidatura à Junta de Riba de Ave para “trazer de volta à discussão os problemas e necessidades que afectam a vila”.
O abate das tílias foi um dos assuntos focados por Adelino Mota que se mostrou contra o mesmo. “Não é verdade que houve consenso”, adiantou referindo-se à reunião que a Junta fez com a população da vila para discutir o assunto. O BE entende que o abate das tílias além de um “atentando ambiental” vem descaracterizar a entrada da vila.
Na apresentação desta candidatura estiveram presentes os candidatos à Câmara e Assembleia Municipal e ainda um representante nacional do partido. Luís Serguilha, candidato à Câmara, frisou que é necessária uma “candidatura para clarificar políticas”, já que, segundo o candidato, na localidade vive-se “uma situação de preversidade política”.

In Entre Vilas 06-07-2005

sábado, 9 de julho de 2005

"Era uma vez um arrastão"


"Era uma vez um arrastão" é um vídeo de Diana Andringa, que passa em revista um crime que nunca existiu, a atitude dos media perante uma história explosiva e as consequência políticas e sociais de uma notícia falsa.
Clique para ver o vídeo em: www.eraumavezumarrastao.net

sexta-feira, 8 de julho de 2005

Empresa de Calendário despede 49 trabalhadores

Vishay despediu 49, mas os operários vão para tribunal

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Eléctricas do Norte (STIEN) considera ilegal o despedimento colectivo na Vishay. A multinacional de electrónica consumou, na semana passada, o despedimento de 49 funcionários.A empresa, instalada em Calendário, já tinha comunicado aos trabalhadores esta intenção no início do mês de Junho. Uma medida que, de resto, levou os 200 operários da Vishay a fazerem greve ao trabalho suplementar.A Vishay iniciou o processo de diminuição do número de funcionários depois de, em finais do ano passado, ter anunciado a intenção de deslocalizar o sector da produção e equipamento para a Índia. Agora despediu 49 trabalhadores, que se juntam a mais 40 que rescindiram com a empresa de forma amigável.No entanto, Amélia Lopes, do Sindicato das Indústrias Eléctricas do Norte, disse ao Opinião Pública que os trabalhadores agora despedidos vão levar o caso para os tribunais.

in Opinião Publica (06-07-2005)

terça-feira, 5 de julho de 2005

O Barnabé encerrou portas

O blog que agitou a "blogosfera" portuguesa encerrou pela segunda vez. Qual será o futuro do Barnabé?

Bloco de Esquerda reage à visita do ministro Vieira da Silva ao distrito de Braga

Ir para a Galiza trabalhar como minhotos

O balanço a fazer da visita do ministro Vieira da Silva ao distrito de Braga é simples e claro: veio anunciar políticas de restrição aos direitos sociais dos subsídios de desemprego e de doença. Ao anunciar que “o Estado gasta por ano mil milhões de euros em subsídios de desemprego”, e defender “uma legislação mais eficaz na área do apoio social” (Agência Lusa, 1 de Julho), o que o ministro promete é mais da já conhecida política de contenção das despesas à custa dos direitos sociais dos trabalhadores.
O desenho da visita de três dias do ministro do desemprego ao distrito que o elegeu para o parlamento é revelador: visitou IPSS, jantou com associações empresariais, até teve um dia para acção de campanha junto dos seus confrades de Famalicão, contudo não houve tempo nem lugar para falar com os 800 trabalhadores da Lear da Póvoa de Lanhoso, nem com nenhum dos 50 mil trabalhadores desempregados do distrito.
Mas como ministro que se preze tem sempre uma promessa de solução, este ministro da famigerada “esquerda do PS” deixa-nos uma porta aberta. Constatou que “a região vive um momento difícil e é natural que as pessoas acabem por ir para outras zonas mais dinâmicas, como é o caso da Galiza”, e garantiu que tem “mantido várias reuniões com o governo espanhol para tentar resolver as desigualdades vividas pelos trabalhadores portugueses que estão a trabalhar na vizinha Galiza” (Correio do Minho, 1 de Julho).
Assim se fazem políticas sociais no governo PS: contêm-se as despesas da Segurança Social e resolve-se o desemprego mandando os nossos desempregados para Espanha trabalhar como galegos.

segunda-feira, 4 de julho de 2005

Apresentação do candidado do BE à Junta de Freguesia de Riba de Ave

Image hosted by Photobucket.com


Adelino Mota, 50 anos, Motorista desempregado.
Foi secretario da Junta de Freguesia durante dois mandatos, de 1989 a 1997, sendo ainda membro da Assembleia de Freguesia.

Riba de Ave atravessa uma situação clara de marasmo e apatia verificado pela incapacidade da actual junta de freguesia em lutar e defender o progresso e desenvolvimento da nossa terra.
Durante o mandato que está a terminar, o actual executivo não realizou na vila qualquer obra que contribuísse para o engrandecimento de Riba de Ave.
O próprio executivo Municipal, sentindo que não encontrava pela frente uma junta reivindicativa, foi desprezando os ribadavenses não tendo durante este mandato implementado em Riba de Ave uma obra digna desse nome.
Os ribadavenses deram o seu voto nas ultimas eleições autárquicas á coligação PSD/CDS convencidos que muitos dos problemas que os afectavam iriam ser resolvidos, dadas as promessas demagógicas e populistas que lhe foram feitas.
A coligação de direita não pode vir reclamar que não concretizou o seu projecto por não ter maioria absoluta pois, lamentavelmente, a CDU aceitou coligar-se com o PSD/CDS. Com uma maioria confortável o que podemos concluir é que a maioria PSD/CDS/CDU se mostrou incapaz de resolver os problemas de Riba de Ave.
È perante esta realidade que o Bloco de Esquerda se vai apresentar aos ribadavenses nas próximas eleições autárquicas com uma candidatura séria, exigente e claramente de esquerda.
A candidatura do Bloco de Esquerda quer trazer de volta á discussão os problemas e necessidades que afectam Riba de Ave, quer que os ribadavenses participem activamente na vida da sua terra e na resolução dos seus problemas.
Com o Bloco de Esquerda a Junta de Freguesia volta a ser uma junta de portas abertas onde a opinião de todos e de todas conta.
Cientes que, pela sua experiência politica e autárquica de homem firme e coerente que sempre pôs os interesses de Riba de Ave e dos ribadavenses acima de tudo, o nosso candidato é o homem capaz de tirar Riba de Ave da situação que se encontra e dar-lhe uma dinâmica que contribua para o seu progresso e desenvolvimento.

Na manifestção contra o G8!



O Bloco de Esquerda está em Edimburgo!

Calendário de iniciativas

2 de Julho
Manifestação sob o lema: “Façamos da Pobreza História”, na cidade de Edimburgo.
Para mais informações consultar: www.makepovertyhistory.org

2 a 6 de Julho
Contra-Cimeira do G8

4 de Julho
Dia de acção e bloqueio da base militar de submarinos atómicos de Faslane (www.faslaneg8.com)
Acções em Edimburgo pelo emprego (www.dissente.org.uk)

5 de Julho
Manifestação frente a um centro de detenção de pessoas “sem papeis” de Dungavel, perto de Glasgow

6 de Julho
Dia de acção global. Acções descentralizadas contra o G8 em todo o mundo (http://www.nadir.org/nadir/initiativ/agp/resistg8/index.htm)

Acampamento d@s Jovens do Bloco


De 27 a 31 de Julho S. Gião, Serra da Estrela, vai ser um espaço revolucionário, aberto a tod@s, sejam ou não do Bloco. Um lugar privilegiado para pôr em comum experiências contra a corrente, exercer o direito ao sonho e trocar ideias para mudar a vida. Um lugar à tua espera.

Panfleto do acampamento em pdf
Cartaz do acampamento em pdf

WORKSHOPS, DEBATE, MÚSICA, FESTAS, ALTERNATIVAS
Esta esquerda jovem e combativa aqui está: para juntar activismo e devolver a esperança. Para romper com o capitalismo e construir um outro dia-a-dia. O acampamento é o espaço onde essa alternativa acontece. Contigo.
O preço geral do acampamento inclui a participação em todas as actividades do acampamento (debates, workshops, noites), três refeições por dia, seguro e transporte de ida e volta: 50€.
Para quem não puder ir todos os dias, o preço é o seguinte: 10€ por dia. E mais 10€ no caso de utilizarem os transportes organizados pelo Bloco.

INSCRIÇÕES E OUTRAS INFORMAÇÕES:
Braga 968598365

Sócrates põe os mais fracos a pagar



Trabalhadores da função pública inimigo nº 1 do Governo.
Bloco propõe imposto sobre as grandes fortunas.
100 mil empregos em perigo nos têxteis, Bloco defende plano de emergência.
Lei do aborto não pode passar deste ano.
Razões europeias para dizer Não.
Autárquicas 2005: Bloco lança candidaturas.
Leia no jornal de Junho de 2005, aqui em pdf

Constituição Europeia: social ou liberal?


Testem os vossos conhecimentos da Constituição Europeia.
Um questionário traduzido da campanha francesa do Não.

Aceda aqui