segunda-feira, 11 de julho de 2005

BE já tem candidato a Riba de Ave



Adelino Mota é o candidato do Bloco de Esquerda à Junta de Freguesia de Riba de Ave. Diz que a vila tem sido “desprezada” pelo executivo municipal e critica a “incapacidade” da Junta de Freguesia em reivindicar obras para a localidade. Aponta a cultura, as questões ambientais e o desemprego como prioridades e propõe-se trazer a população a participar na vida activa.

Contribuir para que a vila de Riba de Ave saia do marasmo e trazer os ribadavenses a participar na vida política. Este é um dos objectivos do candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Junta de Freguesia da localidade, Adelino Mota. “O poder municipal desprezou Riba de Ave e o executivo da Junta nada fez para inverter a situação”, apontou Adelino Mota, actualmente com 50 anos, membro da Assembleia de Freguesia, tendo sido também secretário da Junta nos anos de 1989 e 1997.
De acordo com o candidato, Riba de Ave “não foi capaz de ter uma obra digna desse nome. O executivo não se revelou capaz de alcatroar apenas dois quilómetros de estrada, que agora se iniciou para ver se termina antes do final do mandato”.
As questões ambientais, a cultura e o desemprego são as três prioridades apresentadas pelo candidato bloquista. “Durante quatro anos, os ribadavenses não conseguiram assistir a nenhum evento cultural na localidade”, criticou Adelino Mota, adiantando que quem quisesse assistir a um espectáculo tinha de se deslocar para fora da localidade. Ao mesmo tempo, o candidato critica o facto da Junta não ter sido capaz de comemorar um aniversário de elevação a vila: “Até aqui se pode ver o desprezo ao qual Riba de Ave foi votado pelo poder autárquico”.
O desemprego é também uma das preocupações do Bloco de Esquerda. Por isso, Adelino Mota diz que a sua candidatura será uma “candidatura que alerte e que faça os ribadavenses participar na vida política”. “Tem de haver uma política de combate ao desemprego concertada com a Câmara, Junta e Poder Central”, adiantou.
Para o BE, a localidade atravessa “uma situação clara de marasmo e apatia verificado pela incapacidade da actual Junta de Freguesia em lutar e defender o progresso e desenvolvimento da terra”. E acrescentam: “Durante o mandato que está a terminar, o actual executivo não realizou na vila qualquer obra que contribuísse para o engrandecimento de Riba de Ave”.
O BE acusou ainda, a Junta de não ser reivindicativa e, por isso, o executivo municipal “foi desprezando os ribadavenses não tendo durante este mandato implementado uma obra digna desse nome”.
Os bloquistas assumem a candidatura à Junta de Riba de Ave para “trazer de volta à discussão os problemas e necessidades que afectam a vila”.
O abate das tílias foi um dos assuntos focados por Adelino Mota que se mostrou contra o mesmo. “Não é verdade que houve consenso”, adiantou referindo-se à reunião que a Junta fez com a população da vila para discutir o assunto. O BE entende que o abate das tílias além de um “atentando ambiental” vem descaracterizar a entrada da vila.
Na apresentação desta candidatura estiveram presentes os candidatos à Câmara e Assembleia Municipal e ainda um representante nacional do partido. Luís Serguilha, candidato à Câmara, frisou que é necessária uma “candidatura para clarificar políticas”, já que, segundo o candidato, na localidade vive-se “uma situação de preversidade política”.

In Entre Vilas 06-07-2005