sexta-feira, 22 de julho de 2005

Bloco de Esquerda candidata-se à Junta de Oliveira de Santa Maria

foto

Pela primeira vez o Bloco de Esquerda vai candidatar-se à Junta de Freguesia de Oliveira Santa Maria. Marcelo Oliveira, de 32 anos, auxiliar de acção educativa, é o candidato que assume como objectivo ganhar as eleições. Afirmando que pretende cumprir um mandato de “quatro anos e não de seis meses”, Marcelo Oliveira justifica com o facto das obras na localidade não terem sido feitas de forma faseada, o que, no seu entender terá prejudicado a freguesia. “Agora têm de trabalhar ao sábado para as obras ficarem pronta”, atira considerando que as obras deveriam ter sido distribuídas pelos quatro anos de mandato.
O Bloco de Esquerda quer ganhar a Junta de Freguesia de Oliveira de Santa Maria, nas próximas eleições autárquicas. Marcelo Oliveira é o candidato do BE, que pela primeira vez concorre nesta freguesia.
Afirmando que consegue “fazer mais e melhor, numa perspectiva de desenvolvimento integrado”, o Bloco de Esquerda apresentou algumas ideias que, caso vençam as autárquicas, querem implementar: apoiar as associações de acção social da freguesia, exercer uma maior fiscalização em todas as obras a desenvolver no terreno, pavimentar, ajardinar e colocar corredores cobertos nos recintos escolares, criar uma mediatéca, para promover o acesso de toda a população às novas tecnologias, promover eventos culturais, quer para preservar e recuperar tradições locais quer para divulgar e
estimular novas criações, preservar e revitalizar as “escassas zonas verdes que nos restam”.
“Com o Bloco de Esquerda teremos uma junta mais aberta á participação de todos no intuito de melhorar a nossa terra pondo de lado interessas pessoais e ou partidários, tratando todos de igual forma”, adiantam.
Assumindo que o objectivo é “ganhar as eleições”, o candidato pelo Bloco de Esquerda à Junta de Freguesia refere que pretende cumprir um “mandato de quatro anos e não de seis meses” fazendo uma “operação de cosmética para remediar em seis meses o que não se fez em quatro”. E explicou que, “tem de se saber gerir melhor as obras ao longo de quatro anos, porque sacrificou-se muito a freguesia fazendo as obras em seis meses”. Marcelo Oliveira defendeu ainda que as obras deveriam ter sido feitas de forma faseada, lançando um desafio: “Dizem que a juventude não participa, temos uma lista jovem, agora as pessoas é que podem fazer alguma coisa”.
Luís Serguilha, candidato à Câmara Municipal de Famalicão aproveitou a ocasião para salientar algumas das prioridades do BE. Para que toda a gente tenha acesso a formação, o BE, propõe-se dinamizar acções de formação, especialmente com vista os mais velhos, os deficientes e aqueles que têm menos formação.
Do mesmo modo, e atendendo ao “crescimento desigual” das freguesias do concelho de Famalicão, o candidato à Câmara de Famalicão quer que os recursos financeiros sejam descentralizados, adiantando também a necessidade de promover debates sobre os problemas da gestão local, de modo a que as pessoas que habitam em cada localidade possam participar na discussão dos projectos que vão transformar o local onde moram.
A criação de um observatório de avaliação do trabalho autárquico é outra das propostas de Luís Serguilha que, quer olhar para a exclusão social, nomeadamente em relação ás mulheres.

In Entre Vilas 20-07-2005