terça-feira, 29 de maio de 2007

Comunicado de Imprensa de 29/05/2007

Resposta aos requerimentos do BE sobre a Filobranca

Nos últimos dias o Bloco de Esquerda tem sido contactado por alguns funcionários da empresa Filobranca, manifestando a sua preocupação pelo futuro da empresa, e pela situação anormal que se vive nomeadamente com novas alterações nos turnos nocturnos.

Entretanto, recebemos as respostas do Ministério da Solidariedade e Segurança Social e do Ministério da Economia aos requerimentos feitos pelo Bloco de Esquerda em Janeiro passado. Segundo o Ministério da Economia, a Filobranca recebeu nos últimos anos verbas consideráveis do Estado para a modernização dos seus equipamentos.

Ainda segundo o mesmo Ministério, a empresa não terá cumprido integralmente os compromissos que assumiu aquando da celebração dos acordos de apoio com o Estado.

Tendo em conta que a empresa recebeu verbas provenientes dos impostos de todos os portugueses, o Bloco de Esquerda considera que o Governo, nomeadamente os referidos ministérios devem acompanhar de perto a situação da Filobranca, com vista a garantir a manutenção dos postos de trabalho, sabendo-se que a administração de empresa tem intenção de continuar a sua deslocalização para a Roménia.

O Bloco de Esquerda considera que aplicação de verbas públicas por entidades privadas deve ser rigorosamente fiscalizada para que tais verbas não tenham outro fim do que aquele a que se destinam.

Numa região tão fustigada pelo flagelo do desemprego, é fundamental que todas as entidades responsáveis tomem as medidas necessárias para preservar a manutenção de um dos direitos universais como é o direito ao trabalho.

O Bloco de Esquerda vai mais uma vez alertar o governo para a necessidade de acompanhar a situação da empresa com vista a evitar o encerramento da mesma.

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Maré Alta de 23/05/2007

V Convenção do BE

Nos próximos dias 2 e 3 de Junho realiza-se a V convenção do Bloco de Esquerda. Dos resultados desta reunião magna sairão as principais orientações politicas para os próximos dois anos.

Quando o descrédito das populações dos partidos políticos é manifesto e crescente, não deixa de ser importante registar o facto de existirem quatro moções de orientação politica a concorrerem a esta convenção. Quatro propostas dos diferentes quadrantes e tendências internas de um partido cada vez mais democrático, livre e plural, onde todos podem participar activamente no planeamento do futuro próximo do Bloco de Esquerda.

Mais importante é que com o contributo de todos os militantes, certamente sairá dessa convenção um BE mais forte, mais organizado e mais capaz de continuar corresponder aquilo que os portugueses esperam e cujas principais batalhas são as questões sociais que afectam a grande maioria dos portugueses.

O Bloco de Esquerda saído da convenção deverá ser um partido rejuvenescido internamente e que transmita para o país e principalmente para as autarquias uma nova dinâmica capaz de mudar o rumo das coisas e ir de encontro às dificuldades e aos anseios das populações. Este constante rejuvenescimento do BE faz dele um exemplo único em Portugal, por ser capaz de conciliar ao mais alto nível diversas correntes de pensamento, num salutar e permanente confronto de gerações, de ideias e de perspectivas.

A nível nacional, como a nível local, os desafios que se colocam ao BE exigem um empenho cada vez maior e uma determinação reforçada de todos os militantes e simpatizantes. O alarmante atraso cultural que se manifesta de forma mais preocupante quando

Crónica da autoria de José Luís Araújo, publicada no Jornal Opinião Pública de 23/05/2007

terça-feira, 22 de maio de 2007

Todos na Greve Geral

Nota de imprensa do Bloco de Esquerda de apoio á Greve Geral marcada para o dia 30 Maio
A CGTP convocou para o próximo dia 30 de Maio uma greve geral nacional de protesto contra as políticas do actual governo. A essa greve já aderiram sindicatos não filiados, nessa central, como é o caso do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado.
Há uma analogia para a situação em Portugal: “Para uns o banquete para outros as migalhas”. Senão Vejamos:
O poder de compra dos trabalhadores por conta de outrem registou em Portugal durante o ano passado a maior descida dos últimos 22 anos.
Os rendimentos dos 20% portugueses mais ricos são 8,2 vezes superiores aos dos 20% mais pobres. O fosso entre os mais ricos e os mais pobres é o mais elevado da Europa.
Os salários de gestores de grandes empresas triplicaram nos últimos cinco anos. Em 2005, em média, cada administrador ganhou perto de cinco milhões e 600 mil euros. E, cada gestor executivo recebeu mais de quatro milhões e 300 mil euros.
O número de empresas que declarou lucros só representava 51% do total. A fuga ao fisco, pelos mais ricos, continua.
Os lucros da banca sobem todos os anos. As taxas de juro e a inflação também.
O desemprego e a precariedade continuam a dominar
O desemprego voltou a subir, agora para o valor mais alto dos últimos 20 anos. 458,6 mil pessoas fizeram procura activa de emprego, querem trabalho mas não o conseguem encontrar.
Este governo fez crescer a instabilidade laboral e a precariedade. Os precários ganham menos 26% do que os efectivos.
Com as novas regras o subsídio de desemprego é agora mais difícil de conseguir, mais fácil de perder e dura menos tempo.
No trabalho temporário o governo fez uma lei à medida da barbaridade das empresas de trabalho temporário. Mais de 400 mil são explorados - não por um mas por dois patrões.
A mobilidade especial na função pública é o real despedimento colectivo de milhares de funcionários públicos; e depois fecham escolas, centros de saúde.
Para termos acesso à reforma temos agora de trabalhar mais anos, descontar mais e teremos menores pensões.
Os cortes nos serviços públicos são para sustentar a política do Pacto de Estabilidade.
Há políticas alternativas mas o PS, que na oposição até aprovava algumas, decidiu submeter-se ao dogma neoliberal e à política do défice.
Agora anuncia a flexi-precariedade: despedimentos e horários regulados à vontade dos patrões. Em vez de revogar o famigerado Código Bagão Félix o PS quer agravá-lo ainda mais. O seu nome: Código Vieira da Silva.
Por isso, esta greve será “um sopro de democracia e de liberdade nas empresas, nos serviços públicos e na vida do país”.
Vamos fazer desta greve geral uma grande jornada de luta contra a politica do governo SOCRATES
O Bloco de Esquerda apoia e apela à participação na greve geral.

A Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de V.N. Famalicão

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Eleição de delegados para a V Convenção do BE

Decorrerá no próximo sábado, dia 19, entre as 14:00 e as 18:00 horas, na sede concelhia do Bloco de Esquerda uma mesa de voto para a Assembleia Eleitoral Distrital dos delegados à V Convenção Nacional.
Os 37 delegados que representarão o Distrito de Braga serão eleitos pelo voto de todos os aderentes com capacidade eleitoral activa.
Concorrem 4 moções à V Convenção do Bloco de Esquerda que decorrerá nos dias 2 e 3 de Junho em Lisboa, onde serão discutidas e votadas as orientações políticas do Bloco de Esquerda para os próximos 2 anos.

Aqui pode ler o Boletim de debate para a 5ª Convenção

Aqui pode acompanhar a par e passo os trabalhos da Convenção

quinta-feira, 10 de maio de 2007

terça-feira, 8 de maio de 2007

Obra por acabar

As famosas obras do Posto de Turismo e zona envolvente ainda não estão acabadas. Iniciadas em 2005, em altura de eleições Autárquicas, estas obras tinham um prazo de execução previsto de 150 dias. O Posto de Turismo foi inaugurado em Outubro de 2006 ainda com as obras a decorrer.
Nas ultimas semanas acabaram finalmente as obras na zona envolvente com a excepção do passeio do outro lado da rua, onde o perigo está a cada passo das muitas pessoas que diariamente ali passam.
Fica o alerta para que os responsáveis por esta obra a concluam o mais depressa possível.

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Pela manutenção da actual zona desportiva.

O Bloco de Esquerda de V. N. de Famalicão vem mais uma vez manifestar-se contra a construção da Cidade Desportiva, recentemente anunciada pelo Presidente da Câmara.
Não se entende como é que não se completa a rede de infraestruturas básicas e se reduz drasticamente o investimento por falta de dinheiro e ao mesmo tempo se anuncia para breve a construção de uma cidade desportiva onde se irão gastar milhões de euros.
Entendemos que, por muito menos dinheiro, se reabilita as actuais infraestruturas desportivas de forma a responder ás actuais necessidades.

terça-feira, 1 de maio de 2007

Viva o 1º Maio, Dia do Trabalhador


Bloco de Esquerda apela à participação de todos os aderentes e simpatizantes, dos trabalhadores e dos jovens, nas comemorações do 1º de Maio, que terão lugar em Guimarães.
Esta é uma jornada de luta contra o Código do Trabalho, a precariedade e o desemprego, mas também em defesa dos serviços públicos, particularmente nos sectores da educação e saúde.
Contra as políticas neo-liberais do governo Sócrates, que agravam as condições de vida dos trabalhadores e da população mais desfavorecida, em favor dos grandes grupos económicos e financeiros, o Bloco de Esquerda manifesta a sua solidariedade e empenhamento na luta por novas políticas e mais justiça social

Relatóro de Contas de 2006

O Bloco de Esquerda votou contra (tal como toda a oposição) o Relatório de Gestão e Contas da Câmara Municipal referente ao ano de 2006, na última reunião da Assembleia Municipal.

Aqui poderá ler a intervenção do Deputado do Bloco de Esquerda