Resposta aos requerimentos do BE sobre a Filobranca
Nos últimos dias o Bloco de Esquerda tem sido contactado por alguns funcionários da empresa Filobranca, manifestando a sua preocupação pelo futuro da empresa, e pela situação anormal que se vive nomeadamente com novas alterações nos turnos nocturnos.
Entretanto, recebemos as respostas do Ministério da Solidariedade e Segurança Social e do Ministério da Economia aos requerimentos feitos pelo Bloco de Esquerda em Janeiro passado. Segundo o Ministério da Economia, a Filobranca recebeu nos últimos anos verbas consideráveis do Estado para a modernização dos seus equipamentos.
Ainda segundo o mesmo Ministério, a empresa não terá cumprido integralmente os compromissos que assumiu aquando da celebração dos acordos de apoio com o Estado.
Tendo em conta que a empresa recebeu verbas provenientes dos impostos de todos os portugueses, o Bloco de Esquerda considera que o Governo, nomeadamente os referidos ministérios devem acompanhar de perto a situação da Filobranca, com vista a garantir a manutenção dos postos de trabalho, sabendo-se que a administração de empresa tem intenção de continuar a sua deslocalização para a Roménia.
O Bloco de Esquerda considera que aplicação de verbas públicas por entidades privadas deve ser rigorosamente fiscalizada para que tais verbas não tenham outro fim do que aquele a que se destinam.
Numa região tão fustigada pelo flagelo do desemprego, é fundamental que todas as entidades responsáveis tomem as medidas necessárias para preservar a manutenção de um dos direitos universais como é o direito ao trabalho.
O Bloco de Esquerda vai mais uma vez alertar o governo para a necessidade de acompanhar a situação da empresa com vista a evitar o encerramento da mesma.