terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Debate - Interrupção Voluntária da Gravidez

A concelhia de V. N. de Famalicão do Bloco de Esquerda, as concelhias de V. N. de Famalicão do Partido Socialista e da Juventude Socialista, em associação com a JS de Joane, a estrutura do Movimento VOTO SIM, promovem no próximo dia 26 de Janeiro, pelas 21.30 horas, no auditório da Associação Teatro Construção, em Joane, um debate sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez.


A iniciativa, aberta à assistência e participação de todos os cidadãos, terá como oradores:


Dr. Jorge Salgado – Médico

Sónia Fertuzinhos – Deputada PS
Alda Macedo – Deputada BE
Jorge Neto – Deputado PSD

Considerando que no proximo dia 11 de Fevereiro se realiza o Referendo à despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez, é fundamental o esclarecimento dos cidadãos acerca daquilo que representa este referendo, bem como a relevância e o impacto social que este tema tem na sociedade.

Participa e leva um amigo!

terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Acção de sensibilização com Luís Fazenda


Esta segunda-feira, o Bloco de Esquerda efectuou uma acção de sensibilização sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez em diversas empresas de V. N. de Famalicão. Esta acção contou com a presença do líder parlamentar Luís Fazenda.
Este contacto com a população iniciou-se à hora do almoço junto da empresa ACO em Mogege.

Às 17 horas, a comitiva esteva na empresa Filobranca também em Mogege, aqui, para além da propaganda relativa ao referendo foi também entregue um panfleto relativo a dois requerimentos que o Bloco de Esquerda entregou na semana passada ao Governo no intuito de saber se a empresa recebeu apoios da União Europeia ou do Estado, uma vez que a administração desta empresa já manifestou a intenção de fechar esta unidade ou reduzir drasticamente a produção. O segundo requerimento tem como objectivo saber se o Governo tem algum plano para fazer face a um eventual despedimento em massa na Folibranca. Saliente-se que nesta semana foi alterada a laboração, tendo sido transferidos os turnos nocturnos para o horário normal.

O périplo terminou na empresa Lima & Companhia em Pousada de Saramagos.

Esta iniciativa marca o início da campanha do Bloco de Esquerda de V. N. de Famalicão para o referendo da Despenalização Voluntária da Gravidez.

quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

BE preocupado com a situação na Filobranca

O Bloco de Esquerda apresentou dois Requerimentos ao Governo sobre a situação da Filobranca, da autoria do Deputado João Semedo. Ao Ministro da Economia és questionado se o seu ministério tem conhecimento da situação da empresa de Mogege, se recebeu Apoios da União Europeia, do Estado ou da Câmara Municipal e se a empresa tem alguma contratualização de manutenção de postos de trabalho ou de instalações fabris em Portugal.
Ao Ministro do Trabalho e Solidariedade Social é perguntado se conhece a situação da Filobranca e se há algum plano para recolocação de trabalhadores que possam vir a ser despedidos.

Requerimento ao Ministro da Economia
Requerimento ao Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social

quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

A.M. aprova proposta do BE de homenagem a Zeca Afonso

Por proposta do Bloco de Esquerda, a Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão aprovou uma moção para que a Câmara Municipal prepare um ciclo de actividades de homenagem a Zeca Afonso.

PROPOSTA


Faz no próximo ano 20 anos que morreu José Afonso. José Afonso foi um distinto professor, poeta, trovador e compositor que com a sua escrita e voz ajudou a levantar consciências e combater o muro da censura e da repressão que se abatia sobre o povo português.

José Afonso foi senhor do lirismo mais doce e capaz da palavra mais cortante. Foi professor, pedagogo, combatente pela democracia e pela liberdade. Espírito crítico, rebelde e exigente, visionário de uma terra onde “ser digno” fosse conjugado no presente e no plural, companheiro e amigo dos simples e dos humildes. Fez “da terra da fraternidade” mais do que uma canção e a senha do 25 de Abril: fez da fraternidade uma palavra de ordem para a sua própria acção quotidiana. José Afonso foi em suma, um português exemplar. O seu perfil como homem transcende em muito a imagem redutora do mito. O Zeca foi uma personalidade rica e complexa. Prenhe de contradições, de angustias e de sonhos muitos sonhos.

A dois meses do aniversário da sua morte, cremos ter chegado a hora de lhe fazer a homenagem que ele merece, perpetuando-lhe a obra e dando-o a conhecer nas suas múltiplas facetas, sobretudo às gerações mais jovens. Até porque, o Zeca Afonso, esse baluarte da liberdade, foi impedido pelas forças da ditadura de actuar no concelho de V.N. Famalicão, nomeadamente na freguesia de Riba de Ave quando decorria o ano de 1973.

Nesse sentido, o Bloco de Esquerda, propõe que a Assembleia Municipal recomende à Câmara Municipal que prepare, para o primeiro trimestre do próximo ano, um ciclo de actividades de homenagem a José Afonso, procurando envolver as colectividades, as escolas e a comunidade em geral.

O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda

Associação José Afonso
"Grandola vila morena"
"Canção de embalar"

terça-feira, 2 de janeiro de 2007

BE votou contra o Plano e Orçamento para 2007

Na Reunião da Assembleia Municipal de 29 de Dezembro, o Bloco de Esquerda votou contra o Plano e Orçamento da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Das várias razões que nos levaram a votar contra, salientamos que se trata de um Orçamento nada arrojado ou visionário, que pouco ou nada se preocupa com as questões ambientais. A despoluição dos rios do concelho, a criação de zonas verdes e de lazer ou um aumento significativo da cobertura do concelho de saneamento básico mais uma vez são relegadas para segundo plano.

Há um aumento significativo das despesas correntes mesmo sendo um orçamento inferior ao de 2006. Enquanto isso não impede de que as despesas de capital diminuam.

Este Orçamento representa a continuidade das políticas anteriores, que acentuam a acção fortemente conservadora que continua a ter como prioridade as festas, feiras e acções de fachada, continuando este executivo mais interessado na propaganda do que em resolver os problemas dos famalicenses.

Nenhuma das sugestões por nós apresentada está contemplada no documento final, o que realça autismo desta Câmara Municipal.