quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

A.M. aprova proposta do BE de homenagem a Zeca Afonso

Por proposta do Bloco de Esquerda, a Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão aprovou uma moção para que a Câmara Municipal prepare um ciclo de actividades de homenagem a Zeca Afonso.

PROPOSTA


Faz no próximo ano 20 anos que morreu José Afonso. José Afonso foi um distinto professor, poeta, trovador e compositor que com a sua escrita e voz ajudou a levantar consciências e combater o muro da censura e da repressão que se abatia sobre o povo português.

José Afonso foi senhor do lirismo mais doce e capaz da palavra mais cortante. Foi professor, pedagogo, combatente pela democracia e pela liberdade. Espírito crítico, rebelde e exigente, visionário de uma terra onde “ser digno” fosse conjugado no presente e no plural, companheiro e amigo dos simples e dos humildes. Fez “da terra da fraternidade” mais do que uma canção e a senha do 25 de Abril: fez da fraternidade uma palavra de ordem para a sua própria acção quotidiana. José Afonso foi em suma, um português exemplar. O seu perfil como homem transcende em muito a imagem redutora do mito. O Zeca foi uma personalidade rica e complexa. Prenhe de contradições, de angustias e de sonhos muitos sonhos.

A dois meses do aniversário da sua morte, cremos ter chegado a hora de lhe fazer a homenagem que ele merece, perpetuando-lhe a obra e dando-o a conhecer nas suas múltiplas facetas, sobretudo às gerações mais jovens. Até porque, o Zeca Afonso, esse baluarte da liberdade, foi impedido pelas forças da ditadura de actuar no concelho de V.N. Famalicão, nomeadamente na freguesia de Riba de Ave quando decorria o ano de 1973.

Nesse sentido, o Bloco de Esquerda, propõe que a Assembleia Municipal recomende à Câmara Municipal que prepare, para o primeiro trimestre do próximo ano, um ciclo de actividades de homenagem a José Afonso, procurando envolver as colectividades, as escolas e a comunidade em geral.

O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda

Associação José Afonso
"Grandola vila morena"
"Canção de embalar"