segunda-feira, 27 de novembro de 2006

Propostas do BE para plano de actividades da Câmara para 2007

Em conferencia de imprensa, o Bloco de Esquerda denunciou o não cumprimento da Câmara Municipal da legislação referente ao direito da oposição e apresentou as propostas que entregou na Câmara Municipal como contributo para a elaboração do plano actividades para 2007.

Das propostas apresentadas destacamos:

  • Implementação da rede de Saneamento Básico das Freguesias do Vale do Este, assim como a rede de Abastecimento Agua, não descorando a continuidade destas infra-estruturas a todo o concelho
  • Propomos que a Câmara Municipal diligencie junto do Ministério da Saúde no sentido da cedência do actual edifício do centro de saúde de Delães, com o objectivo de ali ser instalada uma extensão dos serviços da Câmara Municipal, para que os habitantes daquela zona possam aí resolver os seus problemas, sem terem de se deslocar à sede de concelho.
  • Entendemos que a Câmara Municipal deve adaptar o edifício do antigo Colégio Camilo Castelo Branco, para aí ser instalado um Centro Inter-geracional, em detrimento do projecto de construção da Casa da Juventude. Entendemos que esse Centro, de cariz inter-geracional, pode ter as valências previstas para a Casa da Juventude e, ao mesmo tempo, ser um local onde os mais idosos possam mostrar o seu saber e conhecimento aos mais jovens.
  • Propomos que a Câmara Municipal arranque no próximo ano com a construção de infra-estruturas escolares, para que todos os alunos do ensino básico possam ter aulas do turno normal e condições para que o ensino extra curricular seja administrado em condições dignas.
Com estas propostas o Bloco de Esquerda vem dar o seu contributo para um plano de actividades mais abrangente, esperando que a câmara Municipal as considere na elaboração do referido plano.

Notícia n' O Povo Famalicense clique aqui

quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Nota de Imprensa

Em virtude das recentes declarações do vereador Jorge Carvalho a propósito das acusações feitas pelo Presidente da Junta de Ribeirão, em que assume publicamente ter discriminado deliberadamente as restantes freguesias em beneficio da Freguesia de Ribeirão, pedindo desculpa aos restantes presidentes de junta pela forma como actuou.
Considerando que nada garante no futuro que o vereador Jorge Carvalho, vá alterar a sua actuação, o Bloco de Esquerda de V.N. Famalicão considera que o vereador Jorge Carvalho não tem condições politicas para continuar como vereador na Câmara Municipal, exigindo a sua imediata demissão.
O Bloco de Esquerda exige ao sr. Presidente da Câmara Municipal que esclareça os famalicences, sobre as graves acusações feitas ao vereador Jorge Carvalho pelo presidente da Junta de Freguesia de Ribeirão, quando este afirma que o comportamento e incompetência do vereador tem prejudicado gravemente a gestão do Município. Os famalicences tem direito a saber toda a verdade e o sr.Presidente da Câmara tem a obrigação de os esclarecer.

O secretariado do Bloco de Esquerda Famalicão

terça-feira, 21 de novembro de 2006

Deputado João Semedo visitou o Centro de Saude de V. N. de Famalicão


Adelino Mota e José Luís Araújo, dirigentes do BE de V. N. de Famalicão acompanharam o Deputado da Assembleia da Republica dr. João Semedo a uma visita ao Centro de Saúde.
Na audiência com o Director do Centro, a comitiva ficou a conhecer as alterações previstas com a instalação das Unidades de Saúde Familiar.
O Bloco promete estar atento às implicações que decorrerão destas alterações para os utentes do centro de saúde.

Magusto do Bloco


Decorreu no passado domingo dia 19, um magusto-jantar convívio que reuniu a família bloquista.

Este encontro, que se realizou nas instalações do Rancho Folclórico das Lavradeiras de Oliveira Santa Maria, juntou varias dezenas de militantes, simpatizantes e amigos do Bloco de Esquerda que, de forma alegre e descontraída, puseram a conversa em dia, trocaram experiências e discutiram as varias desafios que o partido tem pela frente.

Em todas as conversas era notória a vontade em continuar a luta contra o este governo Sócrates assim como contribuir para o reforço e fortalecimento do Bloco de Esquerda em V. N. de Famalicão e no Distrito de Braga.

terça-feira, 14 de novembro de 2006

Visitas de Trabalho - Oliveira Santa Maria

Iniciou-se na passada segunda-feira dia 13 a primeira de uma série de visitas de trabalho a freguesias do concelho.
Com estas jornadas de trabalho, além da denúncia do não cumprimento das promessas feitas em período de campanha eleitoral, pretendemos conhecer melhor a realidade das freguesias e as necessidades e anseios das populações e ainda contribuir para a resolução desses problemas através da apresentação de propostas.
Iniciamos estas visitas na freguesia de Oliveira Santa Maria, por dois motivos: primeiro por esta ser a única freguesia onde o Bloco de Esquerda tem um representante na Assembleia de Freguesia; segundo, porque nesta freguesia há situações gritantes de má aplicação de verbas públicas.



O Bloco não aceita que a Câmara Municipal tenha adquirido a Quinta da Casa Nova, por 400 mil euros há cerca de 4 anos e que continue sem ser utilizada, a degradar-se cada vez mais. Hoje é cada vez mais claro que os motivos que levaram a Câmara a comprar esta quinta não visaram os interesses da população desta freguesia.
Outra denúncia de má aplicação de dinheiro é o facto de a terem sido celebrados 2 protocolos com a Junta de Freguesia no valor de 50 mil euros cada para o arranjo urbanístico do adro da Igreja. O que vemos feito é o arranjo de um muro. Será que os 100 mil euros foram gastos apenas nesse muro?
O mesmo se passa com a pavimentação da rua de Real, obra há anos prometida pela Câmara e pela Junta de Freguesia. Já se encontram no local há meses os paralelos e a Câmara já em 2005 assinou com a Junta um protocolo para dar início às obras, no entanto estas ainda não começaram. Esta rua liga Oliveira Santa Maria a Oliveira S. Mateus e que depois de pronta facilitará a vida aos moradores das duas freguesias.
Estes são apenas 3 exemplos do quanto é fácil prometer e depois não cumprir.

Notícia no Jornal Entre Vilas

O Povo Famalicense