quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Pedro Soares visitou a Associação de Moradores das Lameiras

O deputado Pedro Soares, eleito pelo distrito de Braga à Assembleia da Republica, esteve na Associação de Moradores das Lameiras na passada segunda-feira . A visita, para além do complexo habitacional, possibilitou um contacto de perto com o funcionamento de todas as valências que a instituição tem ao dispor dos seus utentes e que se estendem também à população de Antas e Calendário.
Nesta visita, Pedro Soares reuniu com alguns dos responsáveis da AML e membros da equipa técnica para se inteirar dos problemas que afectam as famílias dos utentes do Centro Social, dos moradores do Complexo Habitacional das Lameiras e das populações mais carenciadas das freguesias de Antas e Calendário, que esta associação presta apoio aos residentes mais necessitados. Ficou também a saber que, ao nível do Rendimento Social de Inserção, as comparticipações baixaram mais de 50% e que todos os dias aparecem familiares de utentes a solicitarem para baixar as mensalidades, devido ao desemprego e ao trabalho precário que caracterizam a região do Vale do Ave.
O Deputado prometeu que iriá fazer eco das preocupações da AML junto da Assembleia da República e no final da visita, Jorge Faria, presidente da direcção, entregou-lhe as placas comemorativas dos 25 anos da AML e do Centro Social das Lameiras.
Esta visita enquadra-se num levantamento que o Bloco de Esquerda está a fazer das situações de agravamento da situação social e da pobreza no distrito de Braga.
 
Câmara Municipal
Ainda neste âmbito, Adelino Mota e José Luís Araújo, responsáveis locais do BE, reuniram ontem com Paulo Cunha, vice-presidente da Câmara Municipal e com Admar Carvalho, o responsável municipal pela acção social. Nesta reunião, o Bloco de Esquerda inteirou-se das acções levadas a cabo pela Câmara Municipal de forma a responder às necessidades acrescidas que a crise económica e social está a causar na população do concelho.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

BE reuniu com Mundos de Vida

O Bloco de Esquerda esteve hoje reunido com os dirigentes da associação Mundos de Vida de Lousado, na sequência de um trabalho que o partido está a realizar sobre a dimensão da pobreza e exclusão social.
No encontro, o presidente da Associação Mundos de Vida, Manuel Araújo, confirmou que a crise não tem passado ao lado da instituição e dos seus utentes, e reconheceu que os cortes nos apoios sociais estão a impedir que muitas famílias não tenham como pagar bens essenciais como medicamentos, por exemplo.

Aquela associação acompanha cerca de 50 beneficiários de RSI, um número que é hoje mais reduzido devido à nova fórmula de cálculo e aos cortes introduzidos pelo governo de José Sócrates, uma situação que a técnica responsável admite estar a criar problemas dramáticos, aliados aos cortes na acção social e que está a impedir que pessoas muito carenciadas possam ser apoiadas ao nível do pagamento de medicamentos mesmo quando estão em causa doenças graves.

Manuel Araújo admitiu também que a instituição se ressente da redução dos valores das mensalidades pagas pelas famílias, quer na creche, jardim de infância e ATL, quer no centro de dia e lar de idosos e chamou ainda a atenção para a redução as comparticipações da Segurança Social para as consultas e desenvolvimento onde são seguidas crianças com dificuldades de aprendizagem.

No final do encontro Adelino Mota, dirigente concelhio do BE, salientou que as dificuldades que estas associações enfrentam, no apoio aos mais desfavorecidos, “são o reflexo das politica anti-sociais que o governo PS tem desenvolvido nos últimos anos, cuja maior consequência é o aumento da pobreza”.