O deputado Pedro Soares, eleito pelo distrito de Braga à Assembleia da Republica, esteve na Associação de Moradores das Lameiras na passada segunda-feira . A visita, para além do complexo habitacional, possibilitou um contacto de perto com o funcionamento de todas as valências que a instituição tem ao dispor dos seus utentes e que se estendem também à população de Antas e Calendário.
Nesta visita, Pedro Soares reuniu com alguns dos responsáveis da AML e membros da equipa técnica para se inteirar dos problemas que afectam as famílias dos utentes do Centro Social, dos moradores do Complexo Habitacional das Lameiras e das populações mais carenciadas das freguesias de Antas e Calendário, que esta associação presta apoio aos residentes mais necessitados. Ficou também a saber que, ao nível do Rendimento Social de Inserção, as comparticipações baixaram mais de 50% e que todos os dias aparecem familiares de utentes a solicitarem para baixar as mensalidades, devido ao desemprego e ao trabalho precário que caracterizam a região do Vale do Ave.
O Deputado prometeu que iriá fazer eco das preocupações da AML junto da Assembleia da República e no final da visita, Jorge Faria, presidente da direcção, entregou-lhe as placas comemorativas dos 25 anos da AML e do Centro Social das Lameiras.
Esta visita enquadra-se num levantamento que o Bloco de Esquerda está a fazer das situações de agravamento da situação social e da pobreza no distrito de Braga.
Câmara Municipal
Câmara Municipal
Ainda neste âmbito, Adelino Mota e José Luís Araújo, responsáveis locais do BE, reuniram ontem com Paulo Cunha, vice-presidente da Câmara Municipal e com Admar Carvalho, o responsável municipal pela acção social. Nesta reunião, o Bloco de Esquerda inteirou-se das acções levadas a cabo pela Câmara Municipal de forma a responder às necessidades acrescidas que a crise económica e social está a causar na população do concelho.