quinta-feira, 28 de maio de 2009

Miguel Portas passou por Famalicão

Na etapa de ontem da campanha para as Europeias, Miguel Portas e Marisa Matias estiveram em Famalicão e visitaram a feira semanal. Foi de uma forma muito calorosa e receptiva que os famalicenses receberam a comitiva do Bloco, com muitos gritos de incentivo e a identificação: "este é o Portas de esquerda".




Mais tarde, foi a vez do contacto com os trabalhadores da empresa Riopele. Miguel Portas ouviu as preocupações dos trabalhadores e transmitiu-lhes a solidariedade do BE nesta altura de crise.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

BE apresenta candidatos à Câmara e Assembleia Municipal

O Bloco de Esquerda de V. N. de Famalicão apresentou hoje Ana Marcelino como candidata à Câmara Municipal e José Luís Araújo à Assembleia Municipal.
Com o lema: Juntar Forças para inovar na Política Local, a candidatura apresenta-se como uma alternativa à actual governação do município e apresenta as principais linhas orientadoras do seu programa.
Para a Assembleia Municipal, os principais objectivos são: o reforço da representação do BE e aproximar os famalicenses das principais decisões do Município.
A apresentação esteve a cargo de Luís Serguilha e a candidatura tem como mandatária a professora Cecília Guimarães.
Em representação dos órgãos nacionais do partido esteve a Deputada Alda Macedo que realçou o forte empenho do BE nas candidaturas às autarquias locais, em que o concelho de V. N. de Famalicão merece uma atenção especial.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Nota de Imprensa - Parque da Cidade/Pinl Drops

Nota de Imprensa

1º- A coordenadora concelhia do Bloco de Esquerda de V. N. de Famalicão vem por este meio condenar a forma demagógica e eleitoralista com que a Câmara Municipal está a fazer propaganda, a propósito da “aquisição” de terrenos para o parque da cidade.
Depois de andar 8 anos sem nada fazer para a concretização desta promessa feita aos famalicenses, depois da apresentação de mais que um projecto para a Quinta da Devesa, assistimos agora a mais uma campanha publicitária onde se gastam milhares de euros, sem que nada se diga sobre o parque a não ser a “aquisição” de terrenos para aquilo que poderá vir a ser o parque da cidade.
Esta Câmara Municipal, que para “adquirir” tais terrenos, se compromete a alterar o PDM para favorecer a especulação imobiliária, ao mesmo tempo que anuncia um custo de 20 milhões de euros, que ninguém sabe donde virão e quando virão.
Não é legítimo que uma Câmara que está no fim do mandato assine um acordo de “aquisição” de terrenos que implica uma revisão do PDM, revisão essa que não depende apenas da sua vontade.


2º- O Bloco de Esquerda requereu ao Ministro do Trabalho e Solidariedade Social, esclarecimentos sobre o encerramento da empresa Pink Drops – Confecções Unipessoal Lda de Oliveira S. Mateus, que não paga os salários aos trabalhadores desde Março. Os funcionários viram-se assim obrigados a suspender os contratos de trabalho para terem direito ao subsídio de desemprego, em virtude do patrão se ter recusado a passar a carta de despedimento.
O BE questiona também sobre quais as medidas que o Governo pensa tomar para verificar da legalidade do encerramento da empresa e do despedimento de todos os seus trabalhadores, bem como que medidas vai tomar para o rigoroso cumprimento da lei, nomeadamente no que diz respeito ao direito à indemnização dos trabalhadores e verificação dos termos do contrato de aluguer ou trespasse da empresa entre a Sociedade J. Costa e Costa Lda e a Pink Drops – Confecções Unipessoal Lda.


Vila Nova de Famalicão, 18 de Maio de 2009



O secretariado concelhio


sábado, 9 de maio de 2009

“Justiça na Economia” é o primeiro jornal de campanha


O Bloco lançou o seu primeiro jornal para distribuição gratuita nas europeias 2009, abordando alguns dos temas que estarão no centro da campanha: a crise, a corrupção e a fuga aos imposto, as desigualdades e o papel dos eurodeputados bloquistas.

terça-feira, 5 de maio de 2009

BE Famalicão vota contra Relatório e Contas

Especialista no anúncio de projectos, que nunca se concretizam, e na adjudicação de obras de fachada” foi como o deputado municipal do BE, Adelino Mota, classificou o presidente da autarquia, Armindo Costa.

Adelino Mota lembrou que são milhares os famalicenses que ainda não beneficiam do saneamento básico e denunciou “a precariedade praticada por esta Câmara em relação às várias centenas de trabalhadores que se encontram ao seu serviço com contrato a termo”.

O deputado bloquista concluiu a sua intervenção manifestando a esperança de que “em Outubro próximo os famalicenses saibam tirar as consequências das políticas erradas que têm governado este município ao longo dos anos e contribuam, com o seu voto, para a derrota dessas mesmas políticas”.


Intervenção de Adelino Mota

O relatório e contas de 2008 que estamos a discutir ocorre numa altura em que faltam 6 meses para o fim da gestão do município pela coligação PSD/PP.
Esta é a altura ideal para a Câmara mostrar aquilo que foi capaz de concretizar do grande projecto para Famalicão que prometeu aos famalicenses.

Mas os documentos apresentados são, mais uma vez, o retrato da actividade de uma câmara que diz que faz, sem que nada se veja feito.
Ano após ano, repetem-se projectos, planos e estudos e mais projectos e mais estudos até que, por força do andar do tempo, alguma coisa começa a mexer.


Aliás o Sr. Presidente, diga-se em abono da verdade, é especialista no anúncio de projectos, que nunca se concretizam, e na adjudicação de obras de fachada, como se tem verificado nos últimos tempos, o que se compreende à luz das eleições que se avizinham.


Este relatório de actividades, sendo o último que esta Assembleia analisa, tem obrigatoriamente que mencionar algumas obras concluídas, obras essas que andaram de plano em plano ao longo de vários anos, e que vêem agora a glória de, finalmente, estarem concluídas, de que são exemplo o Pavilhão de Vermoim e as piscinas de Ribeirão, aliás as únicas duas obras dignas desse nome realizadas durante os 2 mandatos em que esta maioria geriu os destinos de Famalicão, o que, diga-se, é muito pouco.


Diz a Câmara que aumentou a rede de saneamento básico, é verdade, mau era se assim não fosse, mas também é verdade que ainda são da ordem dos milhares os famalicenses que não beneficiam desta infraestrutura básica, e também não nos podemos esquecer que esta coligação prometeu a cobertura total do concelho no que respeita às redes de água e saneamento básico.


O que não deixa de ser caricato é a Câmara dizer que tem avançado com a rede de saneamento e vir o arquitecto responsável pelo projecto do parque da cidade dizer que o rio que atravessa a Quinta da Devesa, em pleno centro da cidade, não passa de um esgoto a céu aberto. Será que a Câmara anda a implementar o saneamento e canaliza os esgotos para o rio?


Este relatório mostra o quanto esta Câmara é hábil em mencionar algumas informações, que lhe podem render alguma simpatia, como é o caso do número de pessoas e espectáculos que passaram pela Casa das Artes, mas já não menciona as despesas que o município teve com a realização desses eventos, aliás, recordo o Sr. Presidente que o Bloco de Esquerda ainda continua à espera da resposta ao requerimento que fez à Câmara Municipal, onde solicitava a informação de quanto gastou a Câmara Municipal com a Casa das Artes no ano de 2006.


O que também não deixa de ser interessante é este relatório não contemplar um único gasto na reabilitação de espaços verdes, quando o orçamento de 2008 previa um investimento de 769.400 Euros. Compreendemos que tal tenha acontecido. É que agora, em ano de eleições, verificamos a pressa em arrancar com algumas destas obras. O que não podemos esquecer é que esta Câmara andou, durante 8 anos, a prometer um parque verde na cidade e hoje ainda nada se vê, a não ser uma limpeza no Parque da Devesa tentando dar a ideia que o parque verde vai ser uma realidade. Quando se assiste a muitas duvidas, de qual é de facto o projecto para o parque da cidade.


Muitos mais exemplos poderíamos dar, desde as pré-primárias que andam de plano em plano sem serem concretizadas, ao Teatro Narciso Ferreira, cuja recuperação anda no plano desde 2005, ou as piscinas de S. Cosme, ou do Louro ou o Pavilhão de Nine.


Também não podemos deixar passar em claro, porque é o reflexo da má gestão da autarquia, os investimentos feitos na compra do ex-Colégio Camilo Castelo Branco, e na Quinta da Casa Nova em Oliveira Santa Maria, onde se gastaram centenas de milhares de euros, em prédios que continuam sem utilização e ao abandono, mesmo em acentuado estado de degradação, o que mostra tanto a incapacidade desta maioria em executar, como a falta de rigor na gestão dos dinheiros públicos. Se no caso da Quinta da Casa Nova existe um silêncio sobre os motivos da compra e o destino a dar àquela quinta, no caso do ex Colégio Camilo Castelo Branco o sr presidente tentou justificar na sessão anterior a razão da compra daquele imóvel; o que lhe perguntava, Sr presidente, é qual a razão do edifício ainda se encontrar naquela situação e o que pretende a Câmara lá edificar?


Queremos aqui salientar que o Bloco de Esquerda propôs à Câmara, em tempos, a recuperação do ex-Colégio Camilo Castelo Branco, e a sua reconversão num centro inter-geracional. Perante esta recusa sugerimos a instalação do Museu do Surrealismo, naquele imóvel mas a prepotência desta maioria em rejeitar tudo que venha da oposição, leva a que as coisas fiquem como estão, com as consequências que isso tem para o bolso e a qualidade de vida dos munícipes.


Finalmente não podemos deixar de denunciar a precariedade praticada por esta Câmara em relação às várias centenas de trabalhadores que se encontram ao seu serviço com contrato a termo, pois só em salários a câmara gastou três milhões e quinhentos mil euros com esses trabalhadores o que mostra a dimensão e a gravidade da situação. Sr presidente, perante a crise actual não será altura de se acabar com a precariedade dos trabalhadores do município.


Por isso, sr. Presidente, palavras, muitas palavras, muitas fotografias, muitas festas romarias e passeatas, mas um deserto de ideias para o futuro do concelho. Este é o legado que V/ Ex, e esta maioria deixam aos famalicenses. Dois mandatos chegaram para os famalicenses concluírem que temos um autarca cansado, sem genica e enredado nas contradições da maioria que o suporta.


Esperamos que os famalicenses façam uma reflexão daquilo foi a gestão de 8 anos de governo municipal do PSD/PP, anos onde se desperdiçaram oportunidades para desenvolver uma política de modernização industrial e criação de emprego, trazendo ao concelho novas indústrias.


Foram anos perdidos na defesa da integração social e no combate à pobreza. Anos perdidos no dotar do concelho de infraestruturas no domínio das acessibilidades, do ambiente, do lazer, da educação e do desporto.
Foram anos em que Famalicão esteve parado, apesar muitos slogans por aí espalhados de “Famalicão em movimento”. Por isso, esperamos que, em Outubro próximo os famalicenses saibam tirar as consequências das políticas erradas que têm governado este município ao longo dos anos e contribuam, com o seu voto, para a derrota dessas mesmas políticas.

domingo, 3 de maio de 2009

Sondagem para as Eleições Europeias


Na sondagem da Universidade Católica, o Bloco de Esquerda obtém 12% das intenções de voto, bastante acima dos 4,9% conseguidos em 2004.
Fonte JN.