segunda-feira, 23 de julho de 2007

Jornadas das Alterações do Clima



A concelhia de V. N. de Famalicão do Bloco de Esquerda participou em mais uma iniciativa das Jornadas das Alterações do Clima levadas a efeito pelo BE a nível nacional, em Julho e Setembro.
Das acções levadas a efeito no Minho, destacamos as realizadas no passado domingo, dia 22 com um piquenique no Parque das Taipas, na margem do Rio Ave e um Percurso de barco no Rio Cávado em Barcelos. Esta iniciativa contou com a participação da deputada Alda Macedo, com a deputada municipal Ana Marcelino, que é também representante do distrito de Braga na Comissão Nacional de Ambiente do Bloco de Esquerda, representações das concelhias de Guimarães, Braga e Barcelos, entre muitas outras pessoas que se associaram a este evento.
Das intervenções, destaca-se uma grande preocupação com o facto destes dois rios serem dos mais poluídos da Europa e, tendo em conta a sua importância ambiental na região, não estar a ser feito tudo aquilo que se impõe para a sua despoluição. Os vales do Cávado e do Ave são, simultaneamente, duas zonas com ecossistemas muito frágeis e muito pressionadas pela concentração populacional e industrial.Mais informações em www.esquerda.net

quarta-feira, 18 de julho de 2007

terça-feira, 17 de julho de 2007

Júlio Pereira nos Cantos da Casa 24

julio_pereira.jpgEm musica.esquerda (na coluna ao lado) pode ouvir:

Júlio Pereira: Geografias (2007).

Vozes da Rádio: Sete e pico oito e coisa nove e tal! (2007).

Mário Pacheco: Clube de Fado (2007).

Pedro Abrunhosa: Luz (2007).

Clique para ouvir


segunda-feira, 16 de julho de 2007

Sessão / Jantar com Francisco Louçã em Braga

Num jantar contra a corrupção e o tachismo que reuniu no passado dia 11 mais de 100 pessoas em Braga, Francisco Louçã realçou as consequências da pronúncia judicial de Domingos Névoa pelo Tribunal de Instrução Criminal. "Vai haver um antes e um depois. A partir de hoje e da coragem e honestidade de José Sá Fernandes, os portugueses sabem que não há mais nenhuma desculpa para a corrupção".

Aceda aqui à intervenção de Francisco Louçã
Veja fotos do Jantar

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Porquê só agora ?

O Presidente da Câmara Municipal, incapaz de apresentar obra digna desse nome, anda agora a inaugurar obras prontas há vários meses.
O arranjo do Largo do Souto na Freguesia de Lousado, começou em Abril de 2005, em plena pré-campanha para as eleições autárquicas, estando as obras já concluídas há muitos meses.
A inauguração da obra apenas agora será para justificar a derrapagem nos custos? É que a obra ficou mais cara cerca de 35 mil euros que o previsto!
Ou será apenas para ocupar páginas de jornais?
Assim se vai governando o município.

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Deputado João Semedo no JN de hoje.

"Contraste evidente entre BE e outros"

O deputado do Bloco de Esquerda pelo Porto, João Semedo em entreviste hoje publicada no Jornal de Notícias.


Aqui pode ler toda a entrevista.


.

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Sessão / Jantar com Francisco Louçã em Braga


Contra a corrupção! Contra o favoritismo!
Pela transparência e gestão democrática da coisa pública .


Sessão / Jantar com Francisco Louçã e João Semedo


Quarta, 11 de Julho, 20h00 - Restaurante Luz Natural, Braga
Não faltes, e traz um amigo também!


Inscreve-te através do telem. 964168105

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Maré Alta de 04/07/2007


Arrogância máxima

Na sequência da apresentação, semana passada, da (pseudo) cidade desportiva, Armindo Costa disse numa rádio local que pretende concluir o projecto, arranjar financiamento e avançar com a obra ainda neste mandato, para que não possam depois assassinar o projecto, como se esta obra não constituísse um assassinato da actual zona desportiva da cidade, aliás, de cidade desportiva, este projecto tem apenas o nome.

Das palavras proferidas, sou levado a concluir que Armindo Costa pretende condicionar a escolha livre dos famalicenses em próximos sufrágios, afigurando-se como uma ofensa à inteligência de todos os famalicenses e de quem se vier a candidatar-se ao cargo de presidente da câmara municipal, mesmo que seja alguém de um dos partidos que suportam a coligação actualmente no poder.

Mais grave ainda que esta manifestação de arrogância, é o facto de a Câmara Municipal vir a ficar muito condicionada financeiramente nos próximos mandatos por força de um projecto desajustado das reais necessidades e das condições financeiras do país e do município. É muito fácil avançar com um projecto para depois outros fazerem e pagarem. É caso para perguntarmos quantas obras ficarão por fazer para se poder pagar este projecto, Quantas freguesias continuarão sem rede de água e saneamento? Quantas escolas continuarão em más condições? Quantas outras promessas com mais impacto da qualidade de vida dos famalicenses ficarão por cumprir para se pagar este projecto?

Mas a arrogância manifestada por Armindo Costa não se fica por aqui, nas mesmas declarações na rádio, disse que no final deste mandato terá dedicado doze anos da sua vida à causa pública, oito como presidente e quatro como vereador na oposição. E adianta que esses quatro anos em que esteve na oposição foram quatro anos desperdiçados. Se Armindo Costa não foi útil na oposição, porque razão se voltou a candidatar? As suas capacidades estarão assim tanto acima da média que só como presidente poderia ser útil aos famalicenses?

Mais uma vez ofendeu todos aqueles e aquelas que se empenham profundamente no desenvolvimento das suas terras, desempenhando cargos na oposição. Sabemos que Armindo Costa e a sua equipa desrespeitam os direitos da oposição, nomeadamente com o BE. Ficamos agora a saber que isso se deve ao facto de entender que estar na oposição é um desperdício.

Não fica bem a um presidente de câmara este tipo de manifestações de superioridade e de arrogância, como se ninguém o merecesse. Eu entendo que lhe tenha custado muito ter estado quatro anos na oposição, mas se esse seu desempenho na oposição foi um desperdício, enganou os famalicenses que nessa altura lhe confiarem o seu voto.

Estar na oposição é tão ou mais importante que estar poder, desde que os legítimos interesses das populações nos mereçam a melhor utilização das nossas capacidades.

Só resta a Armindo Costa acabar o seu mandato com alguma dignidade e se possível sem voltar a ofender os famalicenses.

Crónica publicada no jornal Opinião Pública de 04/07/2007

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Manifestantes anti-sócrates processado


criar PDF versão para impressão enviar por e-mail

manif_socratesO Ministério Público já ouviu cinco pessoas que participaram na manifestação contra as políticas do governo de Sócrates, realizada a 7 de Outubro do ano passado, aquando da realização de um Conselho de Ministros em Guimarães, e prepara-se para ouvir mais 4 pessoas em Setembro, informa a edição de hoje do Correio da Manhã. Alegadamente, o motivo da investigação prende-se com o facto de a manifestação ter sido considerada "ilegal", tendo sido proferidas "palavras insultuosas" dirigidas ao Primeiro Ministro e a outros membros do Governo. A União dos Sindicatos de Braga denunia "mais um passo na postura controleira deste governo"

ler mais

terça-feira, 3 de julho de 2007

BE denuncia: Braga é central de colocação de comissários políticos

O Bloco de Esquerda exigiu a imediata demissão do Coordenador da Sub Região de Saúde de Braga e o fim da interferência do PS na nomeação dos titulares de cargos de direcção técnica. O deputado João Semedo denunciou que o caso de Vieira do Minho não é único e que em Braga o PS transformou a Sub-Região de Saúde numa central de colocação e distribuição de lugares para comissários políticos, saneando profissionais com provas dadas e substituindo-os por militantes do PS, à revelia de critérios de competência, idoneidade e experiência profissional.

Pode ler aqui toda a notícia publicado no www.esquerda.net

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Ass. Municipal de 29 de Junho de 2007

A Assembleia Municipal de V. N. de Famalicão apoia politica da União Europeia para a implementação da Flexigurança em Portugal, ao rejeitar uma moção apresentada pelo Bloco de Esquerda na A.M. realizada no passado dia 29 de Junho.
Nesta moção condenava-se a politica do governo e a sua tentativa de implementar a Flexigurança no nosso pais, assim como o apoio à jornada de luta que a CGTP realiza contra estas politicas no próximo dia 5 de Julho em Guimarães.
De referir que só os deputados da CDU apoiaram a moção apresentada pelo Bloco de Esquerda

Pode ler aqui a moção


O Bloco de Esquerda está abertamente contra a construção da nova cidade desportiva anunciada com pompa e circunstancia pelo presidente da Câmara Municipal no passado dia 27 de Junho. O Bloco de Esquerda manifestou esse desacordo na ultima Assembleia Municipal numa intervenção da deputada Ana Marcelino, onde o Presidente da Assembleia Municipal manifestou uma parcialidade condenável e interpretando mal o regimento, impediu a nossa deputada de continuar a sua intervenção. Perante o protesto da deputada Ana Marcelino na defesa do direito de intervir, depois de reconhecer o erro, o Presidente da Mesa pediu desculpas à nossa deputada e permitiu que acaba-se a intervenção

Pode ler aqui a intervenção