sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Poupança da Câmara coloca em risco a segurança das pessoas

Desde a mudança para a hora de Inverno que, no concelho de Vila Nova de Famalicão, se tem verificado um preocupante desajustamento dos horários do período de iluminação pública em relação às reais necessidades.
Em muitos locais e ruas da cidade e de várias freguesias a iluminação é desligada demasiado cedo, obrigando todas as pessoas que, por exemplo começam a trabalhar às 6 da manhã, sejam obrigadas as andar na rua na mais completa escuridão.
Por outro lado, no final do dia, há muitos locais onde a iluminação pública só é ligada às 18:30 horas, quando antes das 18 horas já é noite cerrada. Isto torna-se ainda mais preocupante porque a essa hora há muitas crianças ainda no trajecto entre as escolas e as suas residências.
Esta situação representa um real risco para a segurança das pessoas por potenciar a ocorrência de acidentes por um lado e também cria condições de insegurança e mesmo de criminalidade. Torna-se caricato que haja pessoas que tenham que voltar a usar lanterna de mão como no século XIX.
O Bloco de Esquerda lembra que ainda este ano a Câmara Municipal gastou mais de 500 mil euros na colocação de reguladores de fluxo na iluminação pública e não é aceitável que ocorram situações destas. O BE concorda com a racionalização dos consumos, mas não aceita que isso coloque em causa a segurança das populações.
O BE exige que a Câmara Municipal regularize de imediato estas situações, em nome da segurança de todos os famalicenses.

O Secretariado Concelhio.