O Dia Internacional da Mulher comemora-se para evocar a luta das mulheres por melhores condições de trabalho, por salários dignos e por igualdade de direitos, nomeadamente do direito ao voto.
É em nome destes valores que a Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Famalicão repudia veementemente a abordagem medíocre, sexista e até provocatória que a Câmara Municipal de Famalicão escolheu para celebrar o Dia Internacional da Mulher, ao oferecer, para além de flores e música, um serviço de cabeleireiro e maquilhagem!
Para o Bloco de Esquerda a Câmara de Famalicão, ao optar pelo reforço dos estereótipos que conduzem à futilização e à coisificação da imagem da mulher, presta um péssimo serviço à causa das mulheres e à luta pelos seus direitos, num momento em que a pobreza, o desemprego, a violência doméstica e a discriminação salarial assumem contornos preocupantes e representam mesmo um retrocesso na luta pela igualdade.
Enquanto a Câmara de Famalicão prefere maquilhar estes problemas, a Câmara de Esposende, por sinal da mesma cor política, comemorou a data sem pinturas e resolveu promover uma acção de sensibilização para a luta contra a violência doméstica.
Para o Bloco de Esquerda, o que as mulheres de Famalicão precisam não é que a Câmara lhes ofereça um penteado. Mas, que cumpra a sua missão de serviço público e promova um trabalho de prevenção da violência doméstica, de conciliação entre a vida profissional e pessoal, que crie serviços de apoio à primeira infância e alargue a rede de creches, que promova políticas de promoção da igualdade. E não que envergonhe uma data como o Dia Internacional da Mulher.
O Bloco de Esquerda exorta também a Câmara de Famalicão e os partidos que a compõem a começar por dar o exemplo e a repor a paridade no seio do executivo camarário. É que, como todos estão lembrados, as duas vereadoras da coligação do PSD/CDS pediram a suspensão do mandato e a vereadora do PS renunciou ao mandato, o que faz com que a Câmara de Famalicão talvez única no país tenho um executivo composto por 11 homens!
A Coordenadora do Bloco de Esquerda de Famalicão
8 de Março de 2010