terça-feira, 28 de julho de 2009

José Luís Araújo em entrevista n' O Povo Famalicense


"O BE foi uma lufada de ar fresco na política em Portugal, e em Famalicão também. Apesar de ser um partido em crescimento é um partido com provas dadas. Já provamos que não temos medo das questões, não temos medo do debate."
Excerto da entrevista hoje publicada no Jornal O Povo Famalicense do candidato do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de V. N. de Famalicão para as próximas Eleições Autárquicas, José Luís Araújo

Entrevista completa aqui.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

BE em contacto com a população

A candidatura do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de V. N. Famalicão promoveu, no passado Sábado e no centro da cidade, a divulgação do jornal do Bloco na sua edição de Julho. Esta iniciativa mereceu boa aceitação por parte da população, denotando uma crescente concordância dos populares com algumas das ideias defendidas por esta força política, que nesta edição se focam, sinteticamente, nos terríveis efeitos que a crise capitalista, que agora vivemos, têm sobre as populações trabalhadoras, nomeadamente no desemprego crescente, na acentuada precarização do trabalho e no agravamento das condições laborais, por oposição à impunidade das elites financeiras e banqueiras, mesmo perante a evidência criminal, que lesam a economia nacional.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

BE pede Assembleia Municipal Extraordinária

O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda, requereu a realização de uma sessão Extraordinária da Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão com um ponto único na ordem de trabalhos: "Apreciação e tomada de posição sobre a eventual construção de um Centro de Valorização Energética (Incineradora) na freguesia de Riba de Ave".
Solicitou, igualmente, que a referida sessão extraordinária da Assembleia Municipal tenha lugar em instalações adequadas, na freguesia de Riba de Ave.
Com esta iniciativa, o Bloco de Esquerda de Riba de Ave, pretende fundamentalmente esclarecer e mobilizar a população de Riba de Ave para a participação no debate e na decisão que afectará, sem dúvida, a qualidade de vida da freguesia.

Ver a Nota de Imprensa aqui.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Ana Marcelino em entrevista n' O Povo Famalicense

“É um facto que a votação no Bloco subiu de forma muito visível.
Aqui no concelho triplicamos a votação. Mas isso, para nós, representa fundamentalmente uma enorme responsabilidade. Ficamos muito satisfeitos pelo facto da votação ter triplicado, mas dessa satisfação decorre um grande sentimento de responsabilidade, porque constatamos que cada vez mais gente acredita naquilo que o Bloco de Esquerda propõe.”

Este excerto da entrevista de Ana Marcelino reflete a postura com que avançamos para estas eleições, verdade e responsabilidade.


Veja toda a entrevista aqui.

domingo, 12 de julho de 2009

Apresentação em Sezures


Foi ontem apresentada a candidatura do BE à Assembleia de Freguesia de Sezures. Eduardo Silva, de 51 anos, empresário, encabeça uma lista composta por pessoas com provas dadas na freguesia e também por vários jovens dinâmicos e empenhados em constituir uma verdadeira alternativa à actual governação da freguesia.

Ana Marcelino e José Luís Araújo "apadrinharam" esta candidatura e salientaram a sua importância para o futuro de Sezures, bem como o empenho de toda a coordenadora concelhia. Referiram ainda que esta candidatura é tão importante para o Bloco como qualquer candidatura noutras freguesias e que se enquadra no natural crescimento do partido no concelho de V. N. de Famalicão.

sábado, 11 de julho de 2009

Posição da Concelhia sobre a recandidatura de Armindo Costa

O recente anúncio da recandidatura de Armindo Costa à presidência da Câmara Municipal de Famalicão veio desvendar um segredo, que não o sendo, manifesta as dificuldades porque passa a coligação PSD/PP.

Os últimos actos praticados pela Câmara Municipal e a “intensa actividade” do presidente Armindo Costa na colocação de primeiras pedras em tudo que é pequena obra, com destaque para as realizadas nos adros das Igrejas, só podiam ser vistos como iniciativas de pré-campanha eleitoral.

Extraordinário é o facto de o anúncio da candidatura não seja para mostrar a obra feita, mas sim para voltar a prometer as mesmas obras que não conseguiu concretizar em 2 mandatos.

Do mandato que Armindo Costa agora termina há a reter uma preocupante discriminação das freguesias em função da cor política que governa a respectiva Junta de Freguesia e a afirmação de um narcisismo condenável, através de propaganda paga pelo município.

O mandato que agora termina foi o mandato em que os famalicenses mais pagaram a factura de uma politica errada, foi o acentuar da crise e a falta de soluções no apoio às famílias, ao tomam medidas para entregar ao capital privado a gestão dos equipamentos desportivos, num negócio ruinoso para o município que irá condicionar o futuro do concelho.

A recandidatura de Armindo Costa manifesta a continuidade da política até aqui praticada, de que a arrogância da maioria absoluta no desprezo pela oposição é o expoente máximo.

Esta recandidatura revela ainda um estranho apego ao poder de Armindo Costa e por outro lado uma manifesta incapacidade de renovação dos partidos que compõem a Coligação e ainda a continuidade de diversos interesses que se foram instalando na gestão do município.

O Bloco de Esquerda, que se apresenta ao próximo acto eleitoral com o objectivo de impedir a maioria absoluta, apresenta aos famalicenses uma candidatura sustentada num programa de acção para todo o concelho na convicção de que, pela primeira vez, V. N. de Famalicão irá ter um vereador de uma esquerda verdadeira que irá contribuir para a mudança de que o concelho precisa.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Adelino Mota é o candidato em Riba de Ave

O Núcleo do Bloco de Esquerda de Riba de Ave, na sua última reunião plenária decidiu apresentar como cabeça de lista às eleições para a Assembleia de Freguesia de Riba de Ave, o seu aderente Adelino Mota.
Adelino Mota foi secretário da Junta de Freguesia da vila de Riba de Ave durante dois mandatos e desempenha actualmente o cargo de deputado Municipal pelo Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de V. N. de Famalicão.
É também membro da Coodenadora distrital de Braga e da Coordenadora Concelhia de V. N. de Famalicão.
A apresentação da candidatura assim como o programa eleitoral será feita oportunamente.