segunda-feira, 29 de junho de 2009

BE de Riba de Ave contra a costrução de incineradora.

O Núcleo do Bloco de Esquerda de Riba de Ave manifesta o seu mais vivo repúdio pela decisão da Câmara Municipal, apoiada pelos deputados municipais do PSD/PP e PS, de dar o aval à pretensão de construir uma incineradora para queima de lixos na Quinta do Mato, em Riba de Ave. Tal intenção foi manifestada pela empresa Resinorte, que vai gerir o tratamento e valorização dos resíduos sólidos urbanos de 38 municípios.
Ao aceitarem a construção da incineradora em Riba de Ave, a Câmara Municipal e os partidos que apoiam esta construção mostram o desprezo que têm pelo povo de Riba de Ave, que ainda hoje sofre os efeitos da construção da ETRSU na Quinta do Mato, com os maus cheiros nauseabundos que lhes entram pela casa dentro.
Por isso, o Bloco de Esquerda não pode deixar de condenar a empresa Resinorte da sua pretensão de construir tal empreendimento em Riba de Ave, assim como a Câmara Municipal que dá apoio ao projecto.

Sabendo que tal empreendimento está previsto para implementação entre 2009 e 2014, o Bloco de Esquerda apela aos Ribadavenses que comecem desde já a contestar tal intenção e não se deixem levar pelas palavras bonitas que já começaram surgir, como as que dizem tratar-se de um projecto com novas tecnologias, etc.
Não nos podemos esquecer aquilo que os responsáveis da AMAVE disseram a quando da construção da “lixeira”, era o último grito em novas tecnologias, mas a verdade é que ainda se sentem os malefícios da sua construção.
Para o Bloco de Esquerda o bem-estar da população e o progresso de Riba de Ave é um direito que a todos assiste.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Nota de Imprensa

V. N. de Famalicão, 20 de Junho de 2009

A Comissão Coordenadora Concelhia de Famalicão do Bloco de Esquerda, reunida no dia 20 de Junho 2009 para analisar e preparar a intervenção da estrutura concelhia nas próximas eleições legislativas e autárquicas, também decidiu congratular-se com os resultados obtidos nas Eleições para o Parlamento Europeu.
Apesar da, infelizmente, esperada alta taxa de abstenção e do decréscimo dos deputados a eleger (menos dois que em 2004), os resultados do BE, nomeadamente em Famalicão, superaram as nossas melhores expectativas.
A coordenadora concelhia congratula-se com o empenho manifestado pelos militantes do Bloco e agradece a todos os amigos que connosco estiveram nesta batalha. Agradece também a todos os eleitores e eleitoras que em nós confiaram.
A pseudo vitória do PS em Famalicão, em nada altera a pesada derrota que esse partido teve a nível nacional, que aqui “pagou” a factura das suas políticas anti-sociais.


Por sua vez, o PSD que canta vitória, também não deverá embandeirar em arco com tal resultado, pois, em boa análise, não foi muito mais além do que com a votação obtida pela direita, quando comandada por Santana Lopes.
No concelho de Famalicão, o BE triplicou a sua votação, passando a ser a quarta força politica mais votada, tendo mesmo ultrapassado a fasquia dos 12% em 3 das freguesias do concelho.
De um modo geral, o BE multiplicou por três os seus votos, sendo a única força política a crescer em comparação com os resultados das legislativas de 2005. O concelho de Famalicão passa a ser, para o Bloco, o quarto melhor resultado no distrito.
Esta confiança que os eleitores e eleitoras em nós depositaram cria uma responsabilidade acrescida e que transita para as batalhas que se aproximam, nomeadamente a batalha eleitoral autárquica, onde estamos empenhados em derrotar a maioria que tem governado o município, e lutar para ter uma voz de esquerda na vereação.
A luta contra a precarização laboral, pela regeneração urbana da cidade e vilas do nosso concelho, o combate à corrupção e a atribuição imediata de apoios a quem está desempregado, são assuntos que não deixarão de estar presentes na nossa actividade política.
Acabada esta campanha é hora de começar os novos desafios que espreitam no horizonte, seja a batalha para derrotar a maioria absoluta do PS nas próximas eleições legislativas, seja a eleição de vereadores do BE nas eleições locais, impedindo que alguma força politica alcance a maioria absoluta no concelho, são tarefas que estão nos nossos objectivos.
E assim a coordenadora concelhia do BE de Famalicão convida todos os aderentes e amigos a empenharem-se nessas batalhas.

A Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Programa eleitoral do Bloco

O Bloco de Esquerda colocou em debate público o seu programa eleitoral. Da primeira fase de debate, a Mesa Nacional do Bloco elaborou um primeiro guião para o programa para ser submetido a uma segunda ronda de discussão. As sugestões e propostas, de alteração, de acréscimo, de argumento, estão abertos a todas e todos quantos queiram participar. O texto do programa será finalmente apreciado pela direcção do Bloco de Esquerda em finais de Junho.
Acompanhe a discussão no site: igualdade.bloco.org
Envie o seu contributo para igualdade@bloco.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Europeias.

Pela primeira vez uma campanha eleitoral do Bloco de Esquerda encerra no distrito de Braga, com um jantar e comício na Avenida Central, amanhã, sexta-feira.

Não faltes às últimas acções de campanha!

19:45 h - Jantar no restaurante Conde de Agrolongo, Campo da Vinha (inscrições para bloco.braga@gmail.com)

21:30 h – Comício-festa na Avenida Central, com Miguel Portas, Francisco Louçã, Paula Nogueira, Rui Tavares e Marisa Matias; actuação dos Gaiteiros de Lisboa.