segunda-feira, 22 de junho de 2009

Nota de Imprensa

V. N. de Famalicão, 20 de Junho de 2009

A Comissão Coordenadora Concelhia de Famalicão do Bloco de Esquerda, reunida no dia 20 de Junho 2009 para analisar e preparar a intervenção da estrutura concelhia nas próximas eleições legislativas e autárquicas, também decidiu congratular-se com os resultados obtidos nas Eleições para o Parlamento Europeu.
Apesar da, infelizmente, esperada alta taxa de abstenção e do decréscimo dos deputados a eleger (menos dois que em 2004), os resultados do BE, nomeadamente em Famalicão, superaram as nossas melhores expectativas.
A coordenadora concelhia congratula-se com o empenho manifestado pelos militantes do Bloco e agradece a todos os amigos que connosco estiveram nesta batalha. Agradece também a todos os eleitores e eleitoras que em nós confiaram.
A pseudo vitória do PS em Famalicão, em nada altera a pesada derrota que esse partido teve a nível nacional, que aqui “pagou” a factura das suas políticas anti-sociais.


Por sua vez, o PSD que canta vitória, também não deverá embandeirar em arco com tal resultado, pois, em boa análise, não foi muito mais além do que com a votação obtida pela direita, quando comandada por Santana Lopes.
No concelho de Famalicão, o BE triplicou a sua votação, passando a ser a quarta força politica mais votada, tendo mesmo ultrapassado a fasquia dos 12% em 3 das freguesias do concelho.
De um modo geral, o BE multiplicou por três os seus votos, sendo a única força política a crescer em comparação com os resultados das legislativas de 2005. O concelho de Famalicão passa a ser, para o Bloco, o quarto melhor resultado no distrito.
Esta confiança que os eleitores e eleitoras em nós depositaram cria uma responsabilidade acrescida e que transita para as batalhas que se aproximam, nomeadamente a batalha eleitoral autárquica, onde estamos empenhados em derrotar a maioria que tem governado o município, e lutar para ter uma voz de esquerda na vereação.
A luta contra a precarização laboral, pela regeneração urbana da cidade e vilas do nosso concelho, o combate à corrupção e a atribuição imediata de apoios a quem está desempregado, são assuntos que não deixarão de estar presentes na nossa actividade política.
Acabada esta campanha é hora de começar os novos desafios que espreitam no horizonte, seja a batalha para derrotar a maioria absoluta do PS nas próximas eleições legislativas, seja a eleição de vereadores do BE nas eleições locais, impedindo que alguma força politica alcance a maioria absoluta no concelho, são tarefas que estão nos nossos objectivos.
E assim a coordenadora concelhia do BE de Famalicão convida todos os aderentes e amigos a empenharem-se nessas batalhas.

A Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda