sexta-feira, 28 de agosto de 2009

BE na Imprensa Local

Jornal Entrevilas

Adelino Mota, candidato à Junta de Riba de Ave


BE quer tirar vila do “marasmo”

Adelino Mota é o candidato do Bloco de Esquerda à Junta de Riba de Ave.

Estruturas para a juventude e culturais são prioridades que o BE defende, assim como a necessidade de um lar de idosos.
A criação de uma zona de lazer é também uma ideia que o BE lança assim como impulsionar
a criação de nichos de pequenas empresas nas grandes industrias hoje desactivadas
O candidato do Bloco de Esquerda à Junta de Riba de Ave, Adelino Mota, quer tirar a vila do “marasmo total em que se encontra”. “É necessário haver uma alternativa credível capaz de alterar o rumo em que Riba de Ave está”, diz Adelino Mota.


O candidato do BE considera que é preciso dar “vida à freguesia”. “O marasmo em que a vila se encontra exige empenhamento das pessoas de Riba de Ave para ajudar a mudar. Temos uma Junta que faz tudo sem pedir opinião à população”, diz Adelino Mota.
O BE acha que “as pessoas devem ter participação activa na vida da freguesia, dando soluções e ajudando a criar alternativas”. Pois, diz Adelino Mota, uma das “funções” da Junta de Freguesia é “chamar a população a participar e não estar à espera que as pessoas andem à procura”.
“No caso concreto do plano e orçamento da Junta devemos chamar as pessoas a ajudar na elaboração para que o plano represente aquilo que as pessoas entendem como necessidades”, afirmou o candidato. “Evidente que não podemos responder às pessoas em casos particulares, mas é preciso ouvir o que as pessoas pensam”, afirmou, acrescentando que é dessa forma “de participação cívica” que o BE pretende que a população participe na vida cívica da freguesia e “é um dos objectivos que pensamos conseguir”.
O candidato bloquista diz que não existe na vila um “espaço de lazer e cultura” onde as pessoas, “nomeadamente os jovens” possam passar os tempos livres. “É necessário criar infra-estruturas e actividades para a juventude”, declarou.
Adelino Mota considera que a vila ribadavense tem “muitas necessidades” e, aponta a existência de um lar de idosos como “necessidade premente”. Ainda a elaborar o programa eleitoral, o candidato avança que o “apoio aos idosos” é um dos aspectos que lá vai constar.
A criação de uma zona de lazer é um outro aspecto considerado importante pelo BE. “Riba de Ave está a 17 quilómetros da sede do concelho e não tem uma única zona de lazer, com excepção do adro da igreja que é limitado, onde as pessoas possam passear e caminhar”, adiantou.
O candidato bloquista aponta ainda, a necessidade de um “lugar de cultura”. “A Câmara anda há cinco anos, todos os anos a prometer a recuperação do teatro Narciso Ferreira e, estamos no final de 2009 e a degradação é cada vez maior”, antecipou, frisando que há aqui “incapacidade da Junta em conseguir que a Câmara concretize aquilo que planeia”.
Na opinião de Adelino Mota a Câmara “não quer desenvolver esta zona do concelho. “Riba de Ave já foi o segundo pólo urbano do concelho e hoje é colocado ao nível de qualquer freguesia das mais pequenas”, atirou. O bloquista acrescentou ainda, que essa “apatia por parte da Câmara Municipal com a falta de reivindicação da Junta que é obediente à Câmara leva a que não invista em Riba de Ave”.
Por outro lado, o BE entende que a solução de ampliação do cemitério “não corresponde às necessidades” da vila. “Entendemos que há necessidade de construção de um cemitério novo”, disse, apontando que uma vez que o terreno para ampliação está já comprado poderia ali fazer se uma zona de estacionamento.
Referindo-se à participação das pessoas, Adelino Mota alerta a “necessidade da população intervir activamente” na questão da “incineradora” prevista para a Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos.

( Imagem: Entrevilas)