terça-feira, 27 de maio de 2008

Posição da Concelhia

Nota de Imprensa

Reunida no passado dia 21, a Comissão Coordenadora Concelhia de V. N. de Famalicão decidiu tomar posição sobre a recente alteração do Regimento da Assembleia Municipal. O BE considera que as dificuldades criadas à participação dos famalicenses nas reuniões da Assembleia Municipal, impostas pela coligação PSD/PP, no seguimento de outras posições que visam limitar a participação dos famalicenses da vida democrática do concelho, são um preocupante sinal de retrocesso democrático e que contraria todas as promessas eleitorais da coligação.

O Bloco de Esquerda é frontalmente contra esta postura da maioria na Assembleia Municipal e tudo fará para incentivar a participação popular nos órgãos autárquicos, cumprindo assim os compromissos que assumiu com os famalicenses.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Encontro de Jovens do BE em Famalicão

É já no próximo dia 24, sábado, pelas 15H, a reunião de jovens do bloco a ter lugar na sede do Bloco de Famalicão. A reunião é aberta a todos aqueles que queiram participar contribuindo para um BE mais activo e participativo.
Iremos abordar temas como a Precariedade (podes consultar aqui os textos), o acampamento nacional de jovens do BE, e actividades locais.


Aparece e traz um amigo também!


Sede do Bloco de Esquerda Famalicão
R.Ernesto Carvalho-Ed.Roma-Loja13
4760-Vila Nova de Famalicão

916566584
962192103
Blog dos Jovens do BE distrital

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Maré Alta de 14/05/2008

O afastamento e o desinteresse dos jovens pela política tomaram uma visibilidade maior na opinião pública com as declarações de Presidente da Republica nas comemorações do 25 de Abril. Esta é uma realidade não apenas dos jovens mas também um pouco de toda a sociedade, tal é o descrédito a que a política chegou em Portugal.
Quando seria de esperar que começassem a ser tomadas medidas e posições com vista a inverter esta situação, para além daquelas que alguns têm vindo a tomar, Cavaco Silva vem dar mais razões aos jovens para se afastarem. Convidar representantes de organizações de jovens e juventudes partidárias e excluir a juventude do Bloco de Esquerda pelo simples facto de não estar formalmente constituída como organismo independente é um acto retira por completo a credibilidade da iniciativa.


Ler mais

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Propostas do BE para a participação dos jovens.

Em conferência de imprensa, o Bloco de Esquerda apresentou propostas para aumentar a participação dos jovens na política.
O Bloco lança três ideias: abrir o campo da política e da representação democrática à cidadania e aos mais jovens, onde inclui o voto aos 16 anos; a criação de uma cultura de participação democrática nas escolas, nomeadamente a criação de uma área curricular de Educação Sexual; o combate à precariedade no trabalho e na vida.

O deputado José Soeiro e Catarina Alves, dos Jovens do Bloco, apresentaram em conferência de imprensa propostas para aumentar a participação dos jovens na política.

Os bloquistas consideram que a política dominante "promove activamente a exclusão da população", exemplificando com a ratificação do Tratado de Lisboa sem referendo e salientando o aumento do populismo e do rotativismo que "encerra a política em dois partidos cansados e esgotados, sem ideias nem propostas". O Bloco de Esquerda considera ainda que o problema da participação não é dos jovens, mas de toda a população, sublinhando no entanto que "o aumento da participação só pode começar pelos jovens".

Nas três ideias apresentadas, o BE inclui também a redução do número mínimo de assinaturas para os cidadãos poderem propor uma lei no Parlamento, a mudança de paradigma na educação de "educação para a cidadania" para "a educação na cidadania", manifestam-se contra as propostas governamentais para a gestão e autonomia das escolas e o RJIES (regimento do ensino superior), defendendo o "reforço do carácter electivo e representativo de todos os órgãos de direcção das escolas".

Em relação à precariedade, os bloquistas defendem a fiscalização para "acabar com os falsos recibos verdes", o combate às Empresas de Trabalho Temporário e a limitação dos contratos a prazo a um ano. Defendem ainda o acesso facilitado à habitação e ao arrendamento, para "estimular a autonomia juvenil".

Via Esquerda.net

quinta-feira, 1 de maio de 2008

BE de Oliveira St.ª Maria prepara o futuro.

No dia 25 de Abril de 2008, o BE de Oliveira Santa Maria realizou um jantar comemorativo do 34º aniversário da revolução dos cravos, onde estiveram presentes aderentes e simpatizantes do nucleo desta freguesia.
Este jantar serviu também de mote para o arranque dos trabalhos tendo em vista os próximos compromissos políticos.