terça-feira, 25 de setembro de 2007

Bloco vota contra a taxa do IMI

O deputado do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal Adelino Mota, votou contra a proposta da taxa do IMI proposta pela Câmara Municipal, e aprovada pela maioria PSD/PP, na Assembleia Municipal, realizada no passado dia 21 de Setembro.
A proposta do Executivo, mantém os valores actuais que são de 0.7 para o CIMI, e 0.4 para o IMI.
O Bloco de Esquerda, defendeu que a taxa devia ser reduzida para o valor intermédio que se situa nos 0,35. Para os prédios reavaliados e que a Câmara, devia cumprir o que está consignado na lei e fazer um levantamento dos fogos devolutos e aplicar-lhes o agravamento da taxa em 100%.
A posição do Bloco pretendia atenuar as dificuldades porque passam muitos famalicenses, que sofrem com os aumentos dos juros bancários, com os baixos salários e as dificuldades económicas porque passa o concelho.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Presidente da Câmara incapaz de responder a pergunta do Bloco Esquerda!

Na reunião da Assembleia Municipal do passado sábado dia 21, o Presidente da Câmara afirmou estar à espera dos esclarecimentos da AMAVE para poder responder aos esclarecimentos pedidos pelo Bloco de Esquerda, sobre as obras que esta Associação vai realizar na ETRSU na Quinta do Mato em Riba de Ave.
O Armindo Costa respondeu desta forma ao deputado do Bloco de Esquerda Adelino Mota, à pergunta formulada naquela sessão municipal, quais as obras que se estariam a realizar na Quinta do Mato, pois segundo palavras do Administrador delegado Sr. Manuel Ferreira à comunicação social tais obras já tinham começado.

É justo perguntar que papel desempenha na AMAVE, o representante da Câmara de Famalicão?
Então a Câmara não sabe que obras se vão realizar pela associação da qual Armindo Costa, é vogal do conselho de administração?
Estando a Quinta do Mato, no concelho de Famalicão, não tem a Câmara de passar a respectiva licença! Ou as obras serão clandestinas?
Assim se vai governando o concelho.

Bloco em defesa da Saúde Pública

HospitalO PodEsquerda nº 41 tem esta semana como tema a defesa do Serviço Nacional de Saúde. As razões que justificam a próxima campanha nacional do Bloco em defesa do SNS constituem o Tema duma entrevista com o deputado João Semedo. A rubrica Aconteceu incide sobre o alargamento da luta contra a instalação de Linhas de Alta Tensão com prejuízo para as populações, e que têm motivado a oposição de vários movimentos cívicos de Norte a Sul do país: Silves, Almada, Sintra e Serzedelo (Guimarães) são os exemplos de que falamos nesta rubrica. Em Letras Gordas apresenta um conjunto de notícias nacionais e internacionais bastante preenchida e diversa. A luta na Transtejo, as jornadas sobre as alterações climáticas, no Porto, duas notícias que nos chegam do Iraque sobre os desmandos das tropas de ocupação, a luta do Greenpeace contra mais uma ameaça ao ambiente e as manifestações do próximo dia 28 de Setembro pelo direito ao aborto na América Latine e no Caribe, completam as notícias nacionais do país e do mundo. O Bloco de Notas, é de Paula Nogueira sobre a Bienal de Cerveira. Clique para ouvir em wma ou mp3

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Maré Alta de 19/09/2007

Ataques descarados ao Bloco

Nos últimos tempos temos vindo a verificar sucessivos ataques ao Bloco de Esquerda, tanto na Internet como na imprensa escrita. É evidente a preocupação de determinados comentadores em aproveitar todas as oportunidades para, incapazes de contrapor a dinâmica do BE, usam os argumentos mais mesquinhos para tentar fazer passar uma mensagem menos positiva do Bloco, quem sabe preocupados...

Pode ler toda a crónica aqui.

Crónica Maré Alta da autoria de José Luís Araújo publicada no jornal Opinião Pública.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Câmara não cumpre promessa eleitoral.


É já recorrente a Câmara Municipal nos habituar a não cumprir promessas eleitorais. Desta vez é a promessa da Ecopista que é abandonada.
Segundo palavras do Verador Jorge Paulo Oliveira publicadas esta semana no Diário do Minho, "a concretização da ecopista não deverá avançar antes de 2009."




...

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Bloco propõe programa de apoio às famílias endividadas


Francisco Louçã apresentou, nesta segunda-feira em conferência de imprensa, um programa de 3 medidas urgentes para as famílias endividadas e acusou o governo de nada fazer para responder ao sobre-endividamento.

Fique a conhecer aqui as medidas apresentadas.






...

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Maré Alta de 05/09/2007

Informação em tempo de férias

As férias da grande maioria dos portugueses já chegaram ao fim, naturalmente que me refiro àqueles privilegiados que vão tendo emprego e como tal direito a férias. Neste período foi evidente a inversão dos fluxos de trânsito e de hábitos, as cidades ficaram menos congestionadas e as aldeias menos desertificadas.
Quer tenha sido num destino tropical, dentro do país ou simplesmente em casa de familiares, todos aproveitaram a paragem de férias para descomprimir do stress acumulado ao longo do ano nas actividades de cada um. Aproveita-se para rever familiares, para fazer tudo aquilo que ao longo do resto do ano não é possível fazer, por isso é natural que nos desliguemos da maioria das fontes de informação, que no seu conjunto é suposto garantirem alguma pluralidade. Jornais diários ou mesmo semanais, Internet ou mesmo a rádio ficam muitas vezes esquecidos ou até propositadamente deixados de lado. Mas a televisão é algo que é quase impossível dispensar, a não ser que se esteja longe do país.
Se, mesmo com acesso a todos os meios de comunicação social é difícil haver uma real pluralidade, vendo apenas televisão, é quase impossível o acesso a uma qualquer ideia de contraditório. Precisamente na forma como se faz a informação televisiva em Portugal, se vai moldando a consciência colectiva. A escolha das notícias de abertura, dos directos, dos destaques, tudo nos leva a formar uma maneira comum de pensar, na ausência de outros meios que nos façam reflectir sobre aquilo que nos entra pelos sentidos, trazido pela caixa que dizem ter mudado o mundo.
Não é difícil encontrar exemplos, a morte do futebolista espanhol Puerta mereceu ligações em directo de todos os canais, no Iraque morrem diariamente dezenas de pessoas e, no máximo, aparecem alguns segundos de notícia como descargo de consciência. Será a vida de um jogador é assim tão mais importante que as vidas de tantas pessoas inocentes? Não creio.
Todos os dias somos bombardeados em todos os jornais, de todos os canais, com largos minutos do diário dos treinos dos chamados clubes grandes de futebol e das declarações repetitivas e muitas vezes fastidiosas dos respectivos treinadores. Enquanto isso ficam esquecidos tantos problemas, tantas coisas boas conseguidas pelo país fora por tantas pessoas que todos os dias se esforçam pelo bem comum e que ficam no anonimato por força dos objectivos de audiências.
As ditas audiências não deveriam influenciar desta forma as escolhas e as opções dos responsáveis pelos serviços noticiosos. Naturalmente que cabe a cada um de nós filtrar a informação que nos chega e tentar ter informação com diferentes formas e de diferentes proveniências, sob pena estar a ser formatada uma consciência colectiva baseada em interesses pouco claros e que os portugueses estejam aos poucos a perder a capacidade de compreender, analisar e agir sobre o mundo que nos rodeia, sendo facilmente influenciáveis pelos poderes instituídos.

Crónica publicada no Jornal Opinião Pública de 05/09/2007