Pedro Soares e Manuela Barreto Nunes reuniram com a presidente do conselho executivo do Agrupamento de Escolas André Soares e com o coordenador da EB1 e Jardim de Infância do Fujacal, um estabelecimento que consideram ser um bom exemplo de escola inclusiva.
O cabeça de lista do Bloco de Esquerda salientou mesmo que o projecto educativo do Fujacal poderia ser seguido por outros estabelecimentos de ensino. «O BE preconiza este modelo que é seguido pela escola do Fujacal, de escola inclusiva, que tem alunos de 14 culturas diferentes e que desenvolve actividades independentemente das origens dos seus alunos», notou o candidato.
Outro dos pontos positivos da EB1 do Fujacal é, segundo Pedro Soares, a existência de uma Escola de Pais. «Além dos alunos, a escola teve a preocupação de olhar para os pais, muitos apresentam carências de formação, dificuldades na língua», frisou.
O candidato ouviu a presidente do conselho executivo do Agrupamento a fazer um balanço positivo da integração da escola num agrupamento vertical. Segundo adiantou Pedro Soares, esta integração tem possibilitado uma melhor coordenação de recursos e meios e tem em linha de conta a diversidade de cada uma das escolas que integram o agrupamento.
«A escola do Fujacal é diferente da escola da Ponte Pedrinha e de S. Lázaro e vice-versa, existe o respeito pela diversidade de cada escola», acrescentou.
Pedro Soares destacou ainda que apesar destas escolas estarem integradas num agrupamento vertical há espaço para desenvolverem projectos educativos especiais.
Neste âmbito, o candidato do BE propõe mesmo a revisão do decreto-lei
7/2003 ligado às Cartas Educativas Municipais por forma a possibilitar o desenvolvimento de projectos educativos especiais. Além desta questão, Pedro Soares defendeu que tem de haver mais respeito pelas escolas que estão nos meios rurais.
Na parte da tarde, a comitiva bloquista esteve no concelho da Póvoa de Lanhoso.
Pedro Soares e Manuela Barreto Nunes contactaram com os trabalhadores da multinacional “Lear Corportation”, instalada na freguesia de Fontarcada. Depois reuniu com a direcção da Escola Profissional da Póvoa de Lanhoso.
sábado, 22 de janeiro de 2005
BE defende aposta na qualificação para ultrapassar crise no distrito
Os candidatos do Bloco de Esquerda (BE) pelo círculo eleitoral de Braga dedicaram o dia de ontem à educação e à qualificação da mão de obra, duas áreas que os bloquistas consideram determinantes para ultrapassar a crise económica e social que o distrito atravessa.