segunda-feira, 30 de junho de 2008

Aprovada na AM moção de apoio aos trabalhadores da Oliveira Ferreira

Tendo em conta que a empresa "Oliveira Ferreira" tem vindo a atravessar uma situação particularmente difícil, o Grupo Municipal do Bloco de Esquerda apresentou, na reunião da Assembleia Municipal de 27/06/2008, uma Moção para:

a) Que a Câmara Municipal de V. N. de Famalicão, na pessoa do seu Presidente, diligencie junto do Governo, nomeadamente através do Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social e do Ministro da Economia e Inovação, no sentido de tentar viabilizar a empresa, impedindo assim o seu encerramento e o consequente despedimento dos trabalhadores.


b) Manifestar apoio e solidariedade aos trabalhadores da “Oliveira Ferreira”, no momento difícil porque estão a passar, em defesa do pagamento dos seus salários e da manutenção dos seus postos de trabalho.

Ler o texto completo aqui.


_____________________________________________________________________________

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Maré Alta de 25/06/2008

Para onde vai a Europa?

Quando estudava, um colega meu realizou uma série de actividades sobre o fim da antiga União Soviética, como exposições, debates e conferências. O título dessa iniciativa era: Para onde vai o Leste? Perante as alterações e o rumo que a União Europeia está a ter, ocorre-me perguntar: Para onde vai a Europa? Que podemos esperar deste vasto espaço europeu?

Eu acredito que é possível uma Europa politica e economicamente forte, competitiva, coesa e ao mesmo tempo uma Europa social, solidária e equilibrada. Uma Europa onde as pessoas estejam sempre no centro de todas as decisões. Infelizmente, a evolução desta Europa tem seguído num caminho exactamente contrário a este. Aquilo que estes dirigentes actuais dos países membros da União Europeia estão a fazer leva a colocar no caixote do lixo mais de um século de conquistas dos povos europeus em matéria de direitos sociais.

Ler mais aqui.

Crónica de José Luís Araújo, publicada no jornal Opinião Pública em 25/06/2008

_____________________________________________________________________________

segunda-feira, 16 de junho de 2008

domingo, 15 de junho de 2008

Esquerda 29




Especialmente dedicado às alterações do Código do trabalho, está já disponivel o jornal Esquerda 29.




sábado, 14 de junho de 2008

Maré Alta de 11/06/2008

O descrédito da coligação

O desempenho de cargos públicos, quer ao nível nacional, como nas autarquias locais, exige que os eleitos sejam de uma idoneidade acima de qualquer suspeita. Só dessa forma poderá haver a necessária confiança das populações nas instituições que as representam.
Em Vila Nova de Famalicão assiste-se a uma situação que em nada abona a essa credibilidade que se exige das instituições. A idoneidade do vice-presidente da Câmara Municipal há muito tempo que tem vindo a ser posta em causa. Todos estaremos recordados, de quando Durval Tiago Ferreira, em plena reunião de Câmara ameaçou “ir ao focinho” a um famalicense. Só por si, esta postura é suficientemente grave para passar em claro e sem qualquer consequência política. No entanto foi isso que aconteceu.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Em defesa do SNS, deputado João Semedo visitou o Hospital de Famalicão


O deputado do Bloco de Esquerda João Semedo, acompanhado de Adelino Mota e José Luís Araújo da concelhia de V. N. de Famalicão e da comunicação social, efectuou hoje uma visita de trabalho ao Centro Hospitalar do Médio Ave - Hospital de Famalicão.
Na reunião com a Administração, a comitiva tomou conhecimento, entre outras coisas, da transição dos antigos Hospitais de Famalicão e Santo Tirso para o novo Centro Hospitalar, de questões relacionadas com pessoal, nomeadamente médicos e enfermeiros e ainda das alterações no serviço de urgência.
João Semedo manifestou a preocupação do Bloco de Esquerda pela manutenção do Serviço Nacional de Saúde e procurará verificar se o Orçamento de Estado para 2009 contemplará as verbas necessárias para garantir o bom funcionamento e a garantia da qualidade na prestação dos cuidados de saúde pelo centro CHMA.
Outro ponto abordado pelo deputado bloquista foi a diferenciação na contratação de médicos pelo Serviço Nacional de Saúde que tem provocado preocupantes desigualdades entre os diferentes hospitais e mesmo entre os médicos e que podem vir a ter repercussões na qualidade dos serviços prestados às populações.
Esta visita integra-se numa iniciativa de âmbito distrital que inclui também visitas de João Semedo aos hospitais de Guimarães, Braga e Barcelos.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Deputado João Semedo visita V. N. de Famalicão

Integrada nas acções em defesa do Serviço Nacional de Saúde, o deputado do Bloco de Esquerda na Assembleia da Republica, João Semedo irá realizar uma visita de trabalho ao Centro Hospitalar do Médio Ave (Hospital de V. N. de Famalicão) para se inteirar da sua realidade actual.

A visita terá lugar na próxima segunda-feira dia 09, pelas 11:00 horas.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Em directo.

Hoje, a partir das 21h30, se estiver fora de Lisboa, acompanhe pelo Esquerda.net a transmissão directa da sessão-festa com intervenções de José Soeiro, Isabel Allegro e Manuel Alegre.