quinta-feira, 29 de março de 2007

quinta-feira, 22 de março de 2007

A não esquecer no Dia Mundial da Água.

No Dia Mundial da Água, a associação ambientalista Quercus revelou os dados do Instituto da Água: apenas 19% dos rios portugueses têm água de boa qualidade, valor que se cifrava em 35% no ano de 2004.

De todos os rios que atravessam o concelho de V. N. de Famalicão, nenhum tem água de qualidade.
É urgente a Câmara enfrentar este problema com a importância que ele tem para a qualidade de vida da população.

quarta-feira, 21 de março de 2007

4º Encontro do Trabalho do Bloco de Esquerda

4º Encontro do TrabalhoO 4º Encontro do Trabalho do BE terá três painéis de debate, dois em simultâneo sobre: Precariedade com Sofia Cruz, investigadora de Sociologia; Comunicação sindical com Ulisses Garrido. A partir das 17h, Flexisegurança com Jørgen Arbo-Bæhr da Aliança Verde-Vermelha da Dinamarca. À noite Espectáculo "os novos escravos". No Domingo decorrerá o debate de documentos e encerramento às 13h, com intervenção de Francisco Louçã.

Aceda ao folheto e consulte a nova área do portal do BE sobre o 4º Encontro.

terça-feira, 20 de março de 2007

Alterações do Clima

Realiza-se no próximo sabado, dia 24 em Coimbra o Seminário Alterações do Clima Tempo de Mudanças, organizado pelo Bloco de Esquerda.
Os temas a tratar serão:

  • ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NO CONTEXTO GLOBAL E NACIONAL:
  • FACTORES DE RISCO E PERSPECTIVAS A PRAZO,
  • RUMO A UM NOVO PARADIGMA ENERGÉTICO?
  • SÃO EFICAZES OS INSTRUMENTOS DO PROTOCOLO DE QUIOTO?,
  • TRANSPORTES E MOBILIDADE: QUE NOVOS DESAFIOS?
Estarão presentes especialistas de várias áreas ligadas ao problema das alterações climáticas.

Mais informações aqui.

quinta-feira, 15 de março de 2007

sexta-feira, 9 de março de 2007

quinta-feira, 8 de março de 2007

Sempre presentes

Picasso:  Woman with Book
Mulheres

Elas sorriem quando querem gritar.
Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
E riem quando estão nervosas.

Elas brigam por aquilo em que acreditam.
Elas levantam-se contra a injustiça.
Elas não levam "não" como resposta quando
acreditam que existe melhor solução.

Elas andam sem novos sapatos para
suas crianças poderem tê-los.
Elas vão ao médico com uma amiga assustada.
Elas amam incondicionalmente.

Elas choram quando as suas crianças adoecem
e alegram-se quando as suas crianças ganham prémios.
Elas ficam contentes quando ouvem sobre
um aniversário ou um novo casamento.

(Pablo Neruda)

8 de Março de 2007 - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Comemora-se hoje o Dia da Mulher.
A mulher tem vindo, ao longo dos séculos, a lutar por uma posição de igualdade no seio da sua família, no seu local de trabalho, na política, em suma, … na sociedade.
Neste dia pretende-se, de uma forma solene, chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher, tantas vezes massacrada, sem preconceitos e sem as limitações que tantas vezes lhe são impostas.
Aos poucos, vão sendo dados passos importantíssimos, e sendo assinalados dias importantes, que vão colocando a mulher no lugar que lhe pertence – ao lado dos homens!
Em Portugal, o dia 11 de Fevereiro foi um desses dias – Um dia em que um país confiou na liberdade e autodeterminação da mulher e na sua capacidade de decisão.
Mas a luta não deve parar! E não nos podemos esquecer das tantas mulheres que ainda são violentadas, maltratadas, espezinhadas…
A todas as MULHERES, em especial às que mais sofrem, os meus sinceros parabéns.

Breve resenha histórica:
* Portugal aprovou, pela 1ª vez em 1822, uma Constituição que previa que a lei tinha igual aplicação para todos, sem referência especial às mulheres (Primeira Constituição Liberal).
* 8/Março/1857 – Nova Iorque - as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

A prepotência da Câmara

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão continua a esquecer-se de cumprir as recomendações aprovadas pela Assembleia Municipal.
Em 23 de Dezembro de 2006, aquele órgão autárquico aprovou uma recomendação, proposta pelo Grupo Municipal do Bloco de Esquerda, que propunha a realização de eventos, no 1º trimestre do ano, em homenagem ao saudoso Zeca Afonso, que no passado 23 de Fevereiro assinalou os vinte anos da sua morte.
Passado que está já praticamente o 1º trimestre, nada foi feito, ou consta da agenda camarária para esse efeito.

Em defesa da transparência

O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda continua em busca da transparência. Assim, face à não aprovação (pela maioria PSD/PP) da proposta que apresentou na última Assembleia Municipal, sobre os pedidos de subsídio solicitados pelas Juntas de Freguesia, requereu já, junto do Presidente da Assembleia Municipal de V. N. Famalicão, e nos termos do Regimento da A.M., que sejam solicitadas à Câmara Municipal informações sobre os referidos pedidos de subsídios.

segunda-feira, 5 de março de 2007

Maré Alta de 02/03/2007

Crónica Maré Alta da autoria de José Luís Araújo publicada no Jornal Opinião Pública.

Clique aqui para ler a crónica.

Bloco vota contra negócio legalmente duvidoso

A Deputada do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal, votou contra a proposta da Câmara Municipal da venda de um terreno para a instalação de um empreendimento chamado “skipark” junto ao “Lago Discount”

Os motivos do voto contra são fundamentalmente dois, o Bloco de Esquerda tem muitas duvidas da legalidade do negócio, aliás tais duvidas ficaram bem vincadas no decorrer da discussão na Assembleia Municipal.

Por outro lado, a Câmara avaliou o terreno em 230 mil euros e vai vender por 100 mil, para o Bloco de Esquerda é um mau negócio para o município, o argumento que a câmara recebe um valor superior em contrapartidas não é convincente nem esclarecedor.