quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Comunicado de Imprensa

O secretariado concelhio de V. N. Famalicão reunido no dia 14 de Fevereiro, analisou os resultados do referendo para a IVG. Consideramos que, apesar de o não ter ganho no concelho de Famalicão, verificou-se um aumento significativo do SIM relativamente a 1998.

A votação a favor da despenalização passa de 25% para 45% duplicando em muito o número absoluto de votos, tendo os famalicenses contribuindo, de forma decisiva, para o excelente resultado nacional.

Não obstante a repetição da vitoria do não no concelho, há que realçar a coragem de milhares de cidadãos e cidadãs de se libertarem do conservadorismo que domina o concelho, contribuindo para o atraso social que ainda hoje afecta diversos sectores da sociedade.

O secretariado concelhio de Famalicão saúda todos os bloquistas que participaram de forma empenhada na luta pela vitoria do sim, quer através da campanha partidária do BE, quer nos diversos movimentos cívicos a que deram o seu contributo, para o esclarecimento dos famalicenses sobre o que estava verdadeiramente em causa no referendo: o combate ao aborto clandestino e o fim da perseguição e humilhação das mulheres.

Virada esta página na história, cabe agora aos deputados à Assembleia da República legislarem no sentido de dar cumprimento ao voto expresso de forma clara pelos portugueses, levando a que o nosso país dê mais um passo no século XXI, mostrando respeito pelas mulheres e pelo direito à maternidade e paternidade assumidas de forma consciente e responsável.

O Secretariado Concelhio do Bloco de Esquerda