quarta-feira, 28 de junho de 2006

Comunicado à Imprensa (Estádio Municipal)

O Bloco de Esquerda de V. N. de Famalicão vem por este meio manifestar a sua posição sobre a situação do Estádio Municipal e da intenção da Câmara Municipal de construir um novo estádio, a que pretendem chamar “Cidade Desportiva”.

O Bloco de Esquerda manifesta-se frontalmente conta a intenção da Câmara Municipal de construir um novo estádio.

Esta foi uma posição igualmente apresentada aos famalicenses no programa eleitoral do Bloco de Esquerda nas últimas eleições autárquicas. A este argumento juntam-se também diversos factos que nos parecem merecer uma especial atenção por parte dos famalicenses. Desde logo o facto de se desconhecer qualquer plano estratégico urbanístico onde se venha a inserir a eventual futura Cidade Desportiva.

O desaparecimento do actual estádio e a sua substituição por construção seria um claro fomento da especulação imobiliária. Por outro lado, esta zona tem já uma grande densidade populacional e como tal, seria uma manifesta degradação da qualidade de vida e ambiental. Não se entende como é que a Câmara irá autorizar a construção de uma forma tão significativa quando o seu vice-presidente recentemente anunciou a existência de cerca de 4000 casas em excesso no concelho.

Igualmente grave é o facto de a Câmara Municipal, responsável pela conservação do Estádio Municipal, ter permitido que este chegasse ao estado de degradação que apresenta, numa clara intenção de poder justificar a construção de um novo. Não podemos aceitar que a Câmara se queira furtar a esta responsabilidade como o tentou fazer recentemente o Vereador Leonel Rocha.

O Bloco de Esquerda propõe que sejam feitas obras de fundo na requalificação do actual estádio para que este tenha as condições de utilização que se exigem para as necessidades de utilização dos próximos anos. Para isso impõem-se que o mesmo seja reabilitado e seja potenciada a utilização de estruturas de apoio que possam ajudar financeiramente a manutenção do mesmo ou os clubes que o utilizem.

Entendemos que a actual zona desportiva apresenta excelentes condições de localização e de acessos, nomeadamente pela proximidade das escolas.

Outra razão para a manutenção do actual estádio é a sua utilização para fins não desportivos, como são exemplos as Festas Antoninas e os concertos que lá se realizam.


O Secretariado Concelhio


Jornal Opinião Publica

O Povo Famalicense