segunda-feira, 21 de fevereiro de 2005

Vitória histórica do BE



Vitória histórica do BE

A direita teve uma derrota histórica nas eleições legislativas. Foi a pior de sempre desde o 25 de Abril, uma derrota que atingiu os dois partidos do governo, tanto o PSD quanto o PP.
O Bloco de Esquerda foi o partido do espectro político que mais cresceu. Passámos de três para oito deputados. Elegemos quatro deputados em Lisboa, dois em Setúbal e dois no Porto. Ficámos a 400 votos de eleger um deputado em Braga e a 200 em Aveiro. Ficámos ainda a 1100 votos de eleger um deputado em Faro. Em termos nacionais, passámos de 150 mil votos para 365 mil votos.
Fomos a terceira força em Coimbra e em Faro. Ultrapassámos a CDU na Madeira, em Leiria, Aveiro, Porto e Viseu. E ultrapassámos o PP em Beja, Setúbal, Lisboa e Évora.

No novo parlamento, apresentaremos as propostas com que nos comprometemos e responderemos à maioria absoluta do Partido Socialista com as propostas que correspondem a uma maioria social: avançaremos imediatamente com uma proposta para a realização em Julho do referendo pela despenalização do aborto.
Apresentaremos as nossas propostas de combate ao desemprego e pela criação de emprego, bem como as propostas de combate à corrupção e à fraude fiscal. No parlamento e nas lutas sociais, o Bloco não vira a cara, tem uma só voz e uma política de fidelidade aos compromissos.