quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Assembleia Municipal de Famalicão aprova recomendações do Bloco

A Assembleia Municipal de V. N. de Famalicão aprovou duas propostas de recomendação apresentadas pelo Bloco de Esquerda local. Estas propostas visam combater situações de maior carência e injustiça social decorrentes da grave crise social que o país atravessa e de um modo especial o concelho de V. N. de Famalicão, também resultantes do aumento do desemprego.
Uma das propostas recomenda que a Câmara Municipal crie um apoio social ao arrendamento, destinado a apoiar famílias e indivíduos em manifestas dificuldades.
A outra proposta recomenda que Câmara Municipal promova actividades desportivas, lúdicas e culturais nos períodos das férias escolares, disponibilizando aos alunos alimentação nos mesmos moldes do período de aulas, como forma de garantir que os alunos mais necessitados possam ter, pelo menos, uma refeição diária.
 
 

BE-Famalicão votou contra o Orçamento para 2011

O Bloco de Esquerda de Famalicão votou contra o Orçamento Municipal para 2011. Refira-se que, pela primeira vez, e por pressão directa do Bloco de Esquerda, a Câmara Municipal de V. N. de Famalicão cumpriu o Estatuto do Direito da Oposição.
O Bloco considera que as medidas de apoio social propostas pela Coligação PSD/PP são insuficientes face à situação de crise que atravessamos e das dificuldades por que passam cada vez mais famalicenses, decorrentes do aumento do desemprego.
A falta de novos investimentos na rede de saneamento básico, abastecimento de água, nas escolas e outras obras estruturantes, enquanto os gastos com publicidade aumentam 25%, os estudos, pareceres, projectos e consultadoria, aumentam 21% em relação a 2010, é outra razão para o chumbo deste Orçamento.

Ver a posição política do BE

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Apresentação de propostas para o Plano e Orçamento de 2011

O Bloco de Esquerda de Famalicão apresentou esta semana as suas propostas para o Plano e Orçamento da Câmara Municipal para o ano de 2011. Os bloquistas salientaram que, pela primeira vez e por pressão do BE, a Câmara Municipal cumpriu o Estatuto da Oposição ouvindo o partido sobre o Plano e Orçamento. Contudo, lamentam que a audição tivesse sido feita depois de o Plano estar elaborado, inviabilizando assim a possibilidade de inclusão de alguma das propostas apresentadas.
Para 2011, o BE de Famalicão reforça a necessidade de um aumento do apoio social, dada a situação de crise que atravessamos, resultante do aumento do desemprego que se verifica no concelho. Neste âmbito,  é proposto uma escalonamento da entrega dos manuais escolares e o seu alargamento a alunos carenciados do 2º e 3º ciclos; a isenção de todas as taxas municipais aos munícipes que comprovadamente estejam em situação de desemprego há mais de um ano, a criação de um fundo de apoio social ao arrendamento ou a Criação de um passe social TUF para desempregados. Foram também apresentadas propostas concretas para o Urbanismo e Habitação, Ambiente, Rede viária, Descentralização serviços administrativos, Educação e Cultura.

Tendo em conta a situação de redução das comparticipações do Estado, o Bloco de Famalicão apresentou também propostas para o aumento das receitas do município, concretamente a apreciação dos prédios a considerar devolutos e degradados, para lhes poder ser aplicada a majoração do IMI, conforme previsto na lei; a criação de uma taxa a aplicar às caixas ATM (Multibanco) instaladas no concelho e de acesso directo a partir da via pública e o aumento do valor das taxas municipais relativas à colocação de outdoors.