sábado, 24 de julho de 2010

BE sensibiliza populações contra privatização dos CTT

ctt.jpgDiário do Minho - O Bloco de Esquerda (BE) esteve ontem a sensibilizar as populações de Famalicão, Barcelos, Braga e Guimarães contra a privatização dos CTT.
Entregando panfletos à porta dos balcões dos correios, os bloquistas sublinharam que não faz sentido estar a privatizar uma empresa que dá um lucro ao Estado de mais de 37 milhões de euros.

Em declarações ao Diário do Minho, Paula Nogueira disse que a privatização dos CTT é uma das medidas anunciadas pelo Governo no âmbito do Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC), considerando que isto constitui uma afronta aos serviços públicos e ao Estado social.
«Os correios são uma das empresas mais prestigiadas do país. Mais do que uma empresa, é uma instituição com quem os portugueses se identificam muitíssimo e que consideram muito. Portanto, têm uma opinião muitíssimo positiva acerca do seu trabalho», disse.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

TMG: Deputado do BE questiona despedimentos

O deputado do Bloco de Esquerda eleito pelo Círculo de Braga, Pedro Soares, quer saber se o Governo tem conhecimento da intenção do Grupo Têxtil Manuel Gonçalves, sediado no Concelho de Vila Nova de Famalicão, de proceder ao despedimento colectivo de trabalhadores.

Na pergunta que dirige aos Ministérios da Economia e do Trabalho Pedro Soares pretende que o Governo confirme se aquele grupo solicitou autorização para ultrapassar o número máximo de rescisões de contrato previsto na Lei.

Refira-se que a TMG é uma das maiores empresas têxteis portuguesas, com um volume de negócios estimado em 100 milhões de euros e que emprega cerca de mil trabalhadores, numa das zonas do País mais martirizadas pelo desemprego como é o Vale do Ave.

Ver aqui a pergunta.

terça-feira, 6 de julho de 2010

BE critica o processo da Parceria Publico Privada

O Bloco de Esquerda de Vila Nova de Famalicão, por intermédio do ser secretariado enviou um comunicado à Imprensa em que se manifesta frontalmente contra a parceria publico privada que a Câmara Municipal pretende formalizar para a construção da Cidade Desportiva. "O Bloco de Esquerda está contra esta posição da Câmara Municipal, porque vai endividar ainda mais o município, hipotecar o futuro de Famalicão, e conduzir ao agravamento de impostos, taxas e tarifas no concelho, como da água, do saneamento, dos resíduos, etc. "

Ainda sobre a PPP, "o processo de selecção do consórcio com quem efectuar a PPP, merece igualmente uma forte oposição do BE, uma vez que o júri classificou de uma forma subjectiva alguns aspectos do caderno de encargos e que acabaram por levantar sérias dúvidas se isso terá representado favorecimento do consórcio vendedor. Isto representa uma grave falha em todo o processo e acaba por denegrir a própria instituição Câmara Municipal. A retirada da ordem de trabalhos da última Assembleia Municipal é uma demonstração da trapalhada em que o executivo municipal se enredou e que demonstra claramente o perigo que representa para o Município este tipo de negócio."

Também em relação à Casa da Juventude, "o Bloco de Esquerda congratula-se pela opção de instalar a Casa da Juventude no antigo colégio Camilo Castelo Branco, uma vez que isso corresponde a uma proposta apresentada por escrito pelo BE em 2007 e depois em 2008. O Bloco de Esquerda lamenta que não tenha sido aceite a sua proposta de ali ser instalada uma casa inter-geracional, onde os jovens e os idosos pudessem conviver e partilhar experiências de uma forma salutar."

Ver o Comunicado de Imprensa